Qui, 25/04/2019 - 14:00
Auditório 1014 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas
Mudança institucional e governismo: a lógica do Código Eleitoral de 1932

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a sessão aberta “Mudança institucional e governismo: a lógica do código eleitoral de 1932”, com a professora Jaqueline Porto Zulini.

O Código Eleitoral de 1932 continua sendo interpretado como uma peça fundamental na trajetória da democratização do Brasil. É através dele que se instituiu no país o voto feminino, o voto secreto, o voto obrigatório, a representação proporcional e a Justiça Eleitoral. Uma pesquisa sistemática sobre as causas e os efeitos da adoção do Código de 1932, porém, revela um cenário político muito mais controverso. O Código nasce no contexto do Governo Provisório que chega ao poder após a Revolução de 1930: um momento de grande incerteza e disputa política. A análise da tramitação do Código revela justamente os diferentes projetos políticos para o futuro do país. Em nenhum deles a ideia de democracia, como a entendemos hoje, estava em pauta. O horizonte dos atores-chave nesse processo de reorganização eleitoral era muito mais imediatista: vencer as próximas eleições e seguir no poder.

Jaqueline Zulini (FGV CPDOC) é Doutora em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV. Já atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e também fez parte do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI/USP). Tem se concentrado no estudo das instituições políticas brasileiras com ênfase em eleições, relações Executivo-Legislativo e reforma constitucional. É autora de artigos em revistas nacionais e internacionais, como Dados, Revista de Sociologia e Política e Journal of Latin American Studies.

Data e Local:
  • Quinta-feira, 25 de abril de 2019 - 14h às 15h30

• Auditório 1014 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A Revista Estudos Históricos foi eleita o melhor periódico acadêmico, no Brasil, da área de História e quarto melhor do mundo. Convidamos os interessados para que enviem seus trabalhos para o próximo Dossiê "Humanidades Digitais". O Prazo de submissão é até o dia 1 de agosto de 2019.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.