Qui, 25/04/2019 - 14:00
Auditório 1014 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas
Mudança institucional e governismo: a lógica do Código Eleitoral de 1932

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a sessão aberta “Mudança institucional e governismo: a lógica do código eleitoral de 1932”, com a professora Jaqueline Porto Zulini.

O Código Eleitoral de 1932 continua sendo interpretado como uma peça fundamental na trajetória da democratização do Brasil. É através dele que se instituiu no país o voto feminino, o voto secreto, o voto obrigatório, a representação proporcional e a Justiça Eleitoral. Uma pesquisa sistemática sobre as causas e os efeitos da adoção do Código de 1932, porém, revela um cenário político muito mais controverso. O Código nasce no contexto do Governo Provisório que chega ao poder após a Revolução de 1930: um momento de grande incerteza e disputa política. A análise da tramitação do Código revela justamente os diferentes projetos políticos para o futuro do país. Em nenhum deles a ideia de democracia, como a entendemos hoje, estava em pauta. O horizonte dos atores-chave nesse processo de reorganização eleitoral era muito mais imediatista: vencer as próximas eleições e seguir no poder.

Jaqueline Zulini (FGV CPDOC) é Doutora em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV. Já atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e também fez parte do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI/USP). Tem se concentrado no estudo das instituições políticas brasileiras com ênfase em eleições, relações Executivo-Legislativo e reforma constitucional. É autora de artigos em revistas nacionais e internacionais, como Dados, Revista de Sociologia e Política e Journal of Latin American Studies.

Data e Local:
  • Quinta-feira, 25 de abril de 2019 - 14h às 15h30

• Auditório 1014 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.