Ter, 24/11/2020 - 14:00
Iebinário "Arquivos de mulheres memória e representatividade"

Na terça-feira, dia 24 de novembro, será realizado o Iebinário "Arquivos de mulheres memória e representatividade". O webinar é fruto de uma parceria entre pesquisadoras e pesquisadores do IEB da USP e do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas. Interessados em discutir a presença feminina nas instituições arquivísticas, as equipes estão trabalhando juntas desde julho de 2020 e o primeiro resultado dessa articulação foi a criação de um mapa sobre a presença de titulares mulheres nos acervos do IEB e do CPDOC. Desses encontros e com o objetivo de discutir sobre mulheres, arquivos e memória surgiu a ideia de criar a Rede Arquivos de Mulheres (RAM). A Rede é um fórum colaborativo que reúne profissionais institucionalizados ou independentes que pesquisam e\ou trabalham com arquivos de mulheres. A RAM foi criada para refletir sobre a tímida presença de arquivos femininos nas instituições de guarda e para pensar na ampliação de documentos de e sobre mulheres nos arquivos brasileiros. O Iebinário "Arquivos de mulheres memória e representatividade" marca o lançamento público da Rede. Convidamos a todas e todos para esse debate!

Data e local:

Mesa redonda com os profs. Celso Castro (FGV), Hebe Matos (UFF e UFJF) e Maria Fernanda Rollo (HTC-CFE e NOVA FCSH). Dia 26 de novembro de 2020 às 10h.

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.