Qui, 24/10/2019 - 16:00
FGV Praia de Botafogo, 190 - Auditório 406
Futebol e modernismo: as charges de Fernando Pierucetti e a invenção dos bichos nos clubes mineiros

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “Futebol e modernismo: as charges de Fernando Pieruccetti e a invenção dos bichos nos clubes mineiros”, com Marcelino Rodrigues da Silva.

As mascotes inventadas a partir de meados dos anos 1940 por Fernando Pieruccetti para os clubes do futebol mineiro são conhecidas por todos: Galo, Raposa, Coelho e uma série de outros bichos fazem parte do imaginário dos torcedores e ainda estão presentes com frequência na produção de nosso jornalismo esportivo. Mas poucos conhecem a história de seu criador, que foi também um artista de significativa importância na chegada do Modernismo às artes plásticas mineiras. Baseada em pesquisa de pós-doutorado realizada na FGV CPDOC, a palestra apresenta a biografia e o trabalho desse personagem, buscando estabelecer conexões entre sua produção como chargista esportivo e sua trajetória como artista plástico, além de refletir sobre a construção de sua imagem pública e a relação contraditória que ele estabeleceu com os direitos e as responsabilidades decorrentes de sua condição de autor.

Marcelino Rodrigues da Silva é professor do Departamento de Letras da UFMG e pós-doutor na FGV CPDOC.

Data e local:
  • 24 de outubro de 2019, quinta-feira, às 16h
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 406, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Com María Elvira Diáz-Benítez (Professora do PPGAS/MN/UFRJ) e Zwanga Nyack (Mestrando no PPGAS/MN/UFRJ). Dia 25 de novembro de 2020, às 9h20.

Mesa redonda com os profs. Celso Castro (FGV), Hebe Matos (UFF e UFJF) e Maria Fernanda Rollo (HTC-CFE e NOVA FCSH). Dia 26 de novembro de 2020 às 10h.

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.