Eventos

24 jun

Cineclube

Cineclube FGV - "Mined Soil" e "Conakry", de Filipa César, Grada Kilomba e Diana MacCarty.

Data
24/06/2020 - 24/06/2020
Horário
17h:00 até 19h:00
Local
Online
Sobre o Evento

Cineclube FGV

"Mined Soil" e "Conakry", de Filipa César, Grada Kilomba e Diana MacCarty.

 

No dia 24 de junho, o Cineclube FGV conversa com a realizadora Filipa César, com mediação da pesquisadora Carolina Alves (CPDOC/FGV).

A artista portuguesa Filipa César se interessa pelos aspectos ficcionais da linguagem documental. Desde 2011, vem trabalhando sobre o arquivo e as origens do cinema produzido no coração dos Movimentos de Libertação Africanos na Guiné-Bissau e Cabo Verde. Seu trabalho atravessa múltiplas linguagens e plataformas, filmes 16 mm, arquivos digitais, vídeos, instalações e publicações.

No Cineclube FGV abordaremos a obra da artista a partir de dois filmes.

Conakry (2013, 10min, 16 mm) é uma homenagem a Amílcar Cabral. Um poético ensaio cinematográfico de um único take, encenado na Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo), em Berlim, e com base em imagens de arquivo filmadas durante da luta de libertação na Guiné-Bissau e Cabo Verde. Realizado por Filipa César, com texto e performance de Grada Kilomba e Diana McCarty, Conakry reflete sobre Amílcar Cabral e a importância dos filmes de arquivo num mundo de Africano da pós-libertação.

Mined Soil (2015, 30min, 16mm), o filme-ensaio Mined Soil conduz-nos através de uma revisitação do trabalho do agrónomo guineense Amílcar Cabral, do estudo sobre a erosão do solo na região do Alentejo, em Portugal no fim da década de 40, até ao seu envolvimento como um dos líderes do Movimento de Libertação Africano.

Inscreva-se no evento para ter acesso aos links dos filmes. Assista a qualquer momento e participe do debate conosco!

 

Data e local:

24 de junho de 2020, quarta-feira, às 17h
Evento online pela plataforma Zoom. Os links serão enviados no ato da inscrição.

 

filipa cesar

filipa cesar