Ciclo de Debates - O mercado de trabalho para o cientista social no Brasil

No âmbito da disciplina de Introdução às Ciências Sociais, será realizado um ciclo de debates sobre o mercado de trabalho para o cientista social no Brasil com a finalidade de discutir sobre trajetórias profissionais e a situação ocupacional dos egressos dos cursos de Ciências Sociais. Nesse primeiro encontro, com o objetivo de abordar as experiências de cientistas sociais em empresas, contaremos com a presença de Roberta Zanatta, responsável pelo gerenciamento e difusão dos acervos fotográficos em Banco de Dados do Instituto Moreira Salles e de Thales Vieira, gestor de portfólios do Instituto Ibirapitanga.

Sobre os convidados:

Roberta Zanatta atua na área de pesquisa, preservação, catalogação, gestão de banco de dados e difusão de arquivos fotográficos há 17 anos. É graduada, mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou em projetos de organização de acervos junto ao setor audiovisual do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC); e ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (Coc-Fiocruz). De 2008 a 2012, coordenou o setor iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). Em 2012, passou a integrar a equipe da área de fotografia do Instituto Moreira Salles, trabalhando na gestão de seu banco de dados e na difusão de seu acervo.

Thales Vieira é gestor de portfólios do Instituto Ibirapitanga. Graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Direito pela PUC-Rio. Atuou no Instituto Pereira Passos (IPP-RJ), na coordenação de políticas públicas para territórios de favela em âmbito municipal, e na Secretaria de Estado, Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH-RJ), tendo sido consultor da Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre 2014 e 2018 foi analista de projetos do Instituto Unibanco. Em sua trajetória, atuou prioritariamente na defesa dos direitos humanos, no combate ao racismo e demais desigualdades estruturais.

Data e local:
  • 23 de maio de 2019, quinta-feira - 11h00 às 13h00

• Auditório 306 | Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.