Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Turismo e o Laboratório de Estudos da Cultura Visual da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convidam para palestra de Sofia Sampaio “Amélia Borges Rodrigues: Turismo, filmes e saudade entre Portugal e o Rio de Janeiro”.

Em Agosto de 1936, o semanário português Cine-Jornal elogiava uma série de documentários sobre Portugal realizados por “duas lindas raparigas” – Amélia Borges da Câmara Medeiros Rodrigues e Celeste Pastorini Bastos y Lago. À primeira é atribuída a realização, o roteiro, a montagem e a música desses filmes, que têm por destino o Brasil, para “desperta[r] lágrimas de saudade nos portugueses de além-mar”. Pouco se sabe sobre Amélia Borges Rodrigues (1906-1945), filha de pais portugueses de origem açoriana, a quem é atribuída a autoria de 41 filmes, produzidos entre 1934 e 1937. Da sua passagem pelo Rio de Janeiro também pouco sabemos, além de que frequentou a alta sociedade brasileira e participou, em 1931, no concurso Rainha da Colónia Portuguesa do Brasil, promovido pelo jornal carioca Pátria Portuguesa. É no seguimento deste evento que Amélia Borges Rodrigues viaja para Portugal e se consagra como realizadora de documentários, atraindo a atenção, em Portugal e no Brasil, dos meios cinematográficos e políticos, traduzindo-se estes últimos ao mais alto nível, em contatos com os Presidentes Getúlio Vargas (1882-1954) e Marechal Óscar Carmona (1869-1951). Nesta fase inicial da pesquisa, Sofia apresentará o enquadramento teórico do projeto, bem como as principais perguntas que o material empírico já coligido tem colocado. A partir deste caso concreto, procura também tecer algumas considerações sobre a pesquisa interdisciplinar de temas das ciências sociais (mobilidade, produção cultural, género) em e com arquivos de imagens em movimento.

Sobre a convidada:

Sofia Sampaio é Investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Entre 2014 e 2015 foi Investigadora Principal do projeto “Atrás da Câmara: Práticas de Visualidade e Mobilidade no Filme Turístico Português”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/IVC-ANT/1706/2013), numa parceria com o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema. Tem artigos publicados em revistas com arbitragem científica, tais como: Etnográfica; Análise Social; Mana; Tourist Studies; Journal of Tourism and Cultural Change; Culture Unbound; Textual Practice, entre outras. Atualmente é Pesquisadora Visitante do CNPq no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. É também editora da Secção Ensaios da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

Data e Local:
  • Sexta-feira, 22 de março de 2019 - 14h às 16h

• Auditório 822 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

»

Este evento dá sequência aos encontros ocorridos em São Paulo e Buenos Aires, tendo como objetivo congregar atletas e profissionais que atuam no universo do futebol feminino, bem como estudiosos do tema, de modo a debater os problemas e os potenciais para o desenvolvimento da prática no continente.

Dias 11 e 12 de Abril de 2019 - auditório 1013, Praia de Botafogo, 190 (FGV)