Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da FGV convida para sessão aberta “Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities”, com o professor Daniel Alves (NOVA).

Sobre o convidado:

Daniel Alves é professor no Departamento de História e pesquisador do Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade NOVA de Lisboa. É Doutor em História Econômica e Social Contemporânea e Mestre em História do Século XIX. As suas áreas de interesse incluem História Urbana, História das Revoluções e Humanidades Digitais.
Foi editor convidado no número especial “Digital Methods and Tools for Historical Research” da revista International Journal of Humanities and Arts Computing e do número especial “The History of Retailing on the Iberian Peninsula” da revista History of Retailing and Consumption. Leciona Informática Aplicada à História, História Contemporânea (Século XIX), História da Revolução Francesa e História dos Estados Unidos da América. Entre 2011 e 2015 foi membro do Grupo de Trabalho “Espaço e Tempo” da Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH), dedicada ao desenvolvimento de abordagens digitais para a representação e análise das dimensões espaciais e temporais. Entre 2016 e 2017 participou da Comissão Executiva da European Association for Digital Humanities. É membro fundador da Associação das Humanidades Digitais e colabora em projetos de pesquisa que usam bases de dados e sistemas de informação geográfica (SIG) na investigação histórica. Exemplos recentes são "Atlas, Cartografia Histórica" e "Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental". Seu projeto mais atual está relacionado ao estudo da História de Lisboa no final do século XIX.

Data e local:
  • 21 de novembro de 2018, quarta-feira - 18h00
  • Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Observações: Entrada gratuita. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

Os laboratórios de Estudos Políticos (LEP) e de Estudos sobre Instituições (LEI) do CPDOC convidam para o painel que contará com a presença dos professores Francisco Martinho (USP), Luciano Abreu (PUC-RS), Mauro Aurélio Vannucchi (CPDOC) e Américo Freire (CPDOC). Dia 17 de setembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Entrada gratuita, inscreva-se.

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dia 19 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.