Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da FGV convida para sessão aberta “Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities”, com o professor Daniel Alves (NOVA).

Sobre o convidado:

Daniel Alves é professor no Departamento de História e pesquisador do Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade NOVA de Lisboa. É Doutor em História Econômica e Social Contemporânea e Mestre em História do Século XIX. As suas áreas de interesse incluem História Urbana, História das Revoluções e Humanidades Digitais.
Foi editor convidado no número especial “Digital Methods and Tools for Historical Research” da revista International Journal of Humanities and Arts Computing e do número especial “The History of Retailing on the Iberian Peninsula” da revista History of Retailing and Consumption. Leciona Informática Aplicada à História, História Contemporânea (Século XIX), História da Revolução Francesa e História dos Estados Unidos da América. Entre 2011 e 2015 foi membro do Grupo de Trabalho “Espaço e Tempo” da Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH), dedicada ao desenvolvimento de abordagens digitais para a representação e análise das dimensões espaciais e temporais. Entre 2016 e 2017 participou da Comissão Executiva da European Association for Digital Humanities. É membro fundador da Associação das Humanidades Digitais e colabora em projetos de pesquisa que usam bases de dados e sistemas de informação geográfica (SIG) na investigação histórica. Exemplos recentes são "Atlas, Cartografia Histórica" e "Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental". Seu projeto mais atual está relacionado ao estudo da História de Lisboa no final do século XIX.

Data e local:
  • 21 de novembro de 2018, quarta-feira - 18h00
  • Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Observações: Entrada gratuita. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

Um papo sobre o curso, as disciplinas, intercâmbio, estágios e oportunidades na FGV. Dia 28 de outubro às 14h. Inscreva-se

Assista o documentário sobre a cinebiografia de Maria da Conceição Tavares e participe do debate online. Dia 29 de outubro de 2020 às 15h.

A Revista Estudos Históricos convida para a mesa que debaterá o tema do último número da revista. Dia 5 de novembro de 2020, às 14h.

Com Prof. Dr. Felipe Tavares Lopes (UNISO), Prof. Dr. Caio Ribeiro (UECE) e Profa. Ms. Nathalia Borges (UNIRIO). Sexta-feira, 6 de novembro de 2020, às 14h.

Mestrandos e doutorandos apresentam seus trabalhos em andamento.Acontece entre os dias 10 e 12 de novembro de 2020.

Evento para professores, estudantes de licenciatura de História e áreas afins. Acontece nos dias 9/11, 11/11 e 18/11/2020. Inscreva-se até o dia 28 de outubro.