Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da FGV convida para sessão aberta “Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities”, com o professor Daniel Alves (NOVA).

Sobre o convidado:

Daniel Alves é professor no Departamento de História e pesquisador do Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade NOVA de Lisboa. É Doutor em História Econômica e Social Contemporânea e Mestre em História do Século XIX. As suas áreas de interesse incluem História Urbana, História das Revoluções e Humanidades Digitais.
Foi editor convidado no número especial “Digital Methods and Tools for Historical Research” da revista International Journal of Humanities and Arts Computing e do número especial “The History of Retailing on the Iberian Peninsula” da revista History of Retailing and Consumption. Leciona Informática Aplicada à História, História Contemporânea (Século XIX), História da Revolução Francesa e História dos Estados Unidos da América. Entre 2011 e 2015 foi membro do Grupo de Trabalho “Espaço e Tempo” da Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH), dedicada ao desenvolvimento de abordagens digitais para a representação e análise das dimensões espaciais e temporais. Entre 2016 e 2017 participou da Comissão Executiva da European Association for Digital Humanities. É membro fundador da Associação das Humanidades Digitais e colabora em projetos de pesquisa que usam bases de dados e sistemas de informação geográfica (SIG) na investigação histórica. Exemplos recentes são "Atlas, Cartografia Histórica" e "Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental". Seu projeto mais atual está relacionado ao estudo da História de Lisboa no final do século XIX.

Data e local:
  • 21 de novembro de 2018, quarta-feira - 18h00
  • Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Observações: Entrada gratuita. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado por Bernardo Buarque de Hollanda e José Paulo Florenzano, o lançamento será no dia 21 de outubro de 2019, às 18h30, na Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509, São Paulo.

Palestra com Daniela Campello (EBAPE FGV) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 23 de outubro de 2019, às 14h, no auditório 1014. Inscreva-se gratuitamente.

Dirigido e montado por Gyovanna Alves e Lucas Pipolos,  o filme foi realizado a partir dos arquivos da antropóloga Yvonne Maggie, que também estará presente na sessão. Dia 23 de outubro de 2019, às 17h30, no auditório 1014. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 24 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo

Palestra com Irlan Simões (doutorando em Comunicação pela UERJ) e Kevin Rozo (mestrando em Antropologia pela Universidad Iberoamericanano) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 31 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.