Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) da FGV convida para sessão aberta “Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities”, com o professor Daniel Alves (NOVA).

Sobre o convidado:

Daniel Alves é professor no Departamento de História e pesquisador do Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade NOVA de Lisboa. É Doutor em História Econômica e Social Contemporânea e Mestre em História do Século XIX. As suas áreas de interesse incluem História Urbana, História das Revoluções e Humanidades Digitais.
Foi editor convidado no número especial “Digital Methods and Tools for Historical Research” da revista International Journal of Humanities and Arts Computing e do número especial “The History of Retailing on the Iberian Peninsula” da revista History of Retailing and Consumption. Leciona Informática Aplicada à História, História Contemporânea (Século XIX), História da Revolução Francesa e História dos Estados Unidos da América. Entre 2011 e 2015 foi membro do Grupo de Trabalho “Espaço e Tempo” da Network for Digital Methods in the Arts and Humanities (NeDiMAH), dedicada ao desenvolvimento de abordagens digitais para a representação e análise das dimensões espaciais e temporais. Entre 2016 e 2017 participou da Comissão Executiva da European Association for Digital Humanities. É membro fundador da Associação das Humanidades Digitais e colabora em projetos de pesquisa que usam bases de dados e sistemas de informação geográfica (SIG) na investigação histórica. Exemplos recentes são "Atlas, Cartografia Histórica" e "Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental". Seu projeto mais atual está relacionado ao estudo da História de Lisboa no final do século XIX.

Data e local:
  • 21 de novembro de 2018, quarta-feira - 18h00
  • Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Observações: Entrada gratuita. A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

Sessão aberta do Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) com o professor Daniel Alves (Universidade Nova de Lisboa).

Dia 21/11 às 18h na Casa Acervo CPDOC. Saiba mais e inscreva-se!

A Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC convida estudantes de licenciatura de História e áreas afins para a oficina que acontecerá nos dias 27 e 29 de novembro.

Inscrições até 20 de novembro de 2018.