Ter, 21/05/2019 - 14:00
Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Mapa de citações das Ciências Sociais

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) e o Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convidam para sessão aberta sobre o projeto “Mapa de citações das Ciências Sociais", com os professores Luiz Augusto Campos e João Féres Júnior, e o pesquisador Marcelo Paiva.

O projeto é fruto de parceria do Observatório de Ciências Sociais (OCS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Oxford Internet Institute da Oxford University, e consiste na análise de citações em quase 7.500 artigos de periódicos da área de ciências sociais indexados na biblioteca eletrônica Scielo. A visualização das redes de citações está disponível em http://ocs.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/network/.

Sobre os convidados:

Luiz Augusto Campos é Doutor em Sociologia, professor do IESP-UERJ, Editor-chefe da DADOS - Revista de Ciências Sociais, com pesquisas sobre raça e política e análises de grandes volumes de textos.

João Féres Júnior é Doutor em Ciência Política, professor e diretor do IESP-UERJ, onde coordena o LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública. Em parceria, ambos estão à frente da coordenação do Observatório de Ciências Sociais e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Marcelo Paiva é Doutorando no IESP, com mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e graduação em Sociologia pela UnB. Tem interesse em estudos de redes de colaboração científica e formação de áreas emergentes.

Data e local:
  • 21 de maio de 2019, terça-feira - 14h00 às 16h00

• Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) convida para sessão sobre o projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)"  coordenado pelo professor Luis Ferla (Unifesp). Este evento tem como objetivo discutir a plataforma online, difundir o seu uso e motivar a participação de estudiosos do tema.

Dia 29 de maio de 2019, às 14h. Inscreva-se aqui.

v. 32, n. 66 (2019): Escravidão e Liberdade nas Américas. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Como parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos, o CPDOC convida para o evento que ocorrerá dia 06 de junho de 2019.