Ter, 21/05/2019 - 14:00
Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Mapa de citações das Ciências Sociais

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) e o Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convidam para sessão aberta sobre o projeto “Mapa de citações das Ciências Sociais", com os professores Luiz Augusto Campos e João Féres Júnior, e o pesquisador Marcelo Paiva.

O projeto é fruto de parceria do Observatório de Ciências Sociais (OCS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Oxford Internet Institute da Oxford University, e consiste na análise de citações em quase 7.500 artigos de periódicos da área de ciências sociais indexados na biblioteca eletrônica Scielo. A visualização das redes de citações está disponível em http://ocs.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/network/.

Sobre os convidados:

Luiz Augusto Campos é Doutor em Sociologia, professor do IESP-UERJ, Editor-chefe da DADOS - Revista de Ciências Sociais, com pesquisas sobre raça e política e análises de grandes volumes de textos.

João Féres Júnior é Doutor em Ciência Política, professor e diretor do IESP-UERJ, onde coordena o LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública. Em parceria, ambos estão à frente da coordenação do Observatório de Ciências Sociais e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Marcelo Paiva é Doutorando no IESP, com mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e graduação em Sociologia pela UnB. Tem interesse em estudos de redes de colaboração científica e formação de áreas emergentes.

Data e local:
  • 21 de maio de 2019, terça-feira - 14h00 às 16h00

• Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Com a professora Karina Echavarria (University of Brighton), sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Dia 23 de setembro de 2019, às 16h, auditório 317. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19 29/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Christian Schwartz (USP) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 10 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo