Ter, 21/05/2019 - 14:00
Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Mapa de citações das Ciências Sociais

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) e o Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convidam para sessão aberta sobre o projeto “Mapa de citações das Ciências Sociais", com os professores Luiz Augusto Campos e João Féres Júnior, e o pesquisador Marcelo Paiva.

O projeto é fruto de parceria do Observatório de Ciências Sociais (OCS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Oxford Internet Institute da Oxford University, e consiste na análise de citações em quase 7.500 artigos de periódicos da área de ciências sociais indexados na biblioteca eletrônica Scielo. A visualização das redes de citações está disponível em http://ocs.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/network/.

Sobre os convidados:

Luiz Augusto Campos é Doutor em Sociologia, professor do IESP-UERJ, Editor-chefe da DADOS - Revista de Ciências Sociais, com pesquisas sobre raça e política e análises de grandes volumes de textos.

João Féres Júnior é Doutor em Ciência Política, professor e diretor do IESP-UERJ, onde coordena o LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública. Em parceria, ambos estão à frente da coordenação do Observatório de Ciências Sociais e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Marcelo Paiva é Doutorando no IESP, com mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e graduação em Sociologia pela UnB. Tem interesse em estudos de redes de colaboração científica e formação de áreas emergentes.

Data e local:
  • 21 de maio de 2019, terça-feira - 14h00 às 16h00

• Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A Revista Estudos Históricos foi eleita o melhor periódico acadêmico, no Brasil, da área de História e quarto melhor do mundo. Convidamos os interessados para que enviem seus trabalhos para o próximo Dossiê "Humanidades Digitais". O Prazo de submissão é até o dia 1 de agosto de 2019.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.