Qui, 19/09/2019 - 16:00
Auditório 406 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

Documentário "Torcedores!"
Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate.

A partir de extensivo trabalho de campo em todas as regiões do Brasil, este documentário é fruto de pesquisa desenvolvida pelo antropólogo Édison Gastaldo, com o apoio de investigadores vinculados a 20 universidades e instituições de pesquisa de todo o Brasil. O Projeto, selecionado pelo CNPq/Ministério do Esporte em edital de 2013, buscou traduzir o universo do futebol do ponto de vista de seus usuários: os brasileiros comuns que têm um time de coração. Memórias do esporte entrelaçadas a memórias da vida, narrativas de sofrimento e alegria, de vitórias e derrotas, de honras e humilhações envolvendo pessoas comuns e sua paixão por um clube de futebol. Para além do óbvio e dos grandes times do centro do país, o professor convidado apresenta investigação sobre o fenômeno futebolístico em diversas cidades, como Cuiabá, Pelotas, Natal, Bauru, Manaus e Brasília.

Édison Gastaldo é antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC).

Data e local:

19 de setembro de 2019, 16h - 18h
Fundação Getúlio Vargas, auditório 406. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

»

Com María Elvira Diáz-Benítez (Professora do PPGAS/MN/UFRJ) e Zwanga Nyack (Mestrando no PPGAS/MN/UFRJ). Dia 25 de novembro de 2020, às 9h20.

Mesa redonda com os profs. Celso Castro (FGV), Hebe Matos (UFF e UFJF) e Maria Fernanda Rollo (HTC-CFE e NOVA FCSH). Dia 26 de novembro de 2020 às 10h.

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.