Qui, 19/09/2019 - 16:00
Auditório 406 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

Documentário "Torcedores!"
Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate.

A partir de extensivo trabalho de campo em todas as regiões do Brasil, este documentário é fruto de pesquisa desenvolvida pelo antropólogo Édison Gastaldo, com o apoio de investigadores vinculados a 20 universidades e instituições de pesquisa de todo o Brasil. O Projeto, selecionado pelo CNPq/Ministério do Esporte em edital de 2013, buscou traduzir o universo do futebol do ponto de vista de seus usuários: os brasileiros comuns que têm um time de coração. Memórias do esporte entrelaçadas a memórias da vida, narrativas de sofrimento e alegria, de vitórias e derrotas, de honras e humilhações envolvendo pessoas comuns e sua paixão por um clube de futebol. Para além do óbvio e dos grandes times do centro do país, o professor convidado apresenta investigação sobre o fenômeno futebolístico em diversas cidades, como Cuiabá, Pelotas, Natal, Bauru, Manaus e Brasília.

Édison Gastaldo é antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC).

Data e local:

19 de setembro de 2019, 16h - 18h
Fundação Getúlio Vargas, auditório 406. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Lista de trabalhos selecionados disponível.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.