19 set

Debate, LESP

Exibição e debate do documentário "Torcedores!

19/09/2019
16h:00
Auditório 406 – Fundação Getulio Vargas
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate.

A partir de extensivo trabalho de campo em todas as regiões do Brasil, este documentário é fruto de pesquisa desenvolvida pelo antropólogo Édison Gastaldo, com o apoio de investigadores vinculados a 20 universidades e instituições de pesquisa de todo o Brasil. O Projeto, selecionado pelo CNPq/Ministério do Esporte em edital de 2013, buscou traduzir o universo do futebol do ponto de vista de seus usuários: os brasileiros comuns que têm um time de coração. Memórias do esporte entrelaçadas a memórias da vida, narrativas de sofrimento e alegria, de vitórias e derrotas, de honras e humilhações envolvendo pessoas comuns e sua paixão por um clube de futebol. Para além do óbvio e dos grandes times do centro do país, o professor convidado apresenta investigação sobre o fenômeno futebolístico em diversas cidades, como Cuiabá, Pelotas, Natal, Bauru, Manaus e Brasília.

Édison Gastaldo é antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC).

Auditório 406 – Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190