Qui, 19/09/2019 - 16:00
Auditório 406 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

Documentário "Torcedores!"
Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate.

A partir de extensivo trabalho de campo em todas as regiões do Brasil, este documentário é fruto de pesquisa desenvolvida pelo antropólogo Édison Gastaldo, com o apoio de investigadores vinculados a 20 universidades e instituições de pesquisa de todo o Brasil. O Projeto, selecionado pelo CNPq/Ministério do Esporte em edital de 2013, buscou traduzir o universo do futebol do ponto de vista de seus usuários: os brasileiros comuns que têm um time de coração. Memórias do esporte entrelaçadas a memórias da vida, narrativas de sofrimento e alegria, de vitórias e derrotas, de honras e humilhações envolvendo pessoas comuns e sua paixão por um clube de futebol. Para além do óbvio e dos grandes times do centro do país, o professor convidado apresenta investigação sobre o fenômeno futebolístico em diversas cidades, como Cuiabá, Pelotas, Natal, Bauru, Manaus e Brasília.

Édison Gastaldo é antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC).

Data e local:

19 de setembro de 2019, 16h - 18h
Fundação Getúlio Vargas, auditório 406. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.