Qui, 19/09/2019 - 14:00
Auditório 306 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais convida para a sessão aberta "Leis de cotas e viabilidade eleitoral de candidaturas femininas na América Latina", com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC).

Resumo:

Nos últimos anos, muitos países adotaram cotas de gênero com o objetivo de aumentar a representação feminina em suas câmaras legislativas. É crescente a quantidade de estudos que busca explicar a eficácia destas políticas nos diversos contextos em que foram implementadas. Neste trabalho, nosso objetivo é demonstrar que mandatos de posição, isto é, a alternância de gênero nas listas partidárias, é uma condição indispensável para esta eficácia em sistemas eleitorais de representação proporcional, independentemente do tipo de lista. Quando a lista é fechada, o mandato de posição expande a representação feminina como resultado das próprias regras eleitorais e, por isto, chamamos este efeito de mecânico. Quando a lista é aberta, o efeito também é forte, mas em virtude de padrões sistemáticos de comportamento eleitoral. Por isto, chamamos este efeito de psicológico. Demonstramos a importância de mandatos de posição analisando, primeiro, a sua influência em 127 eleições latino-americanas realizadas entre 1990 e 2018, com efeitos similares para os dois tipos de lista. Em seguida, focamos nos dois casos mais similares de lista aberta, sendo um com aplicação mais rigorosa do mandato de posição do que o outro, para ilustrar a ocorrência do efeito psicológico. Este é o primeiro trabalho a argumentar que mandatos de posição funcionam igualmente nos dois tipos de lista, apesar de em virtude de mecanismos distintos.

Sobre o professor:

Diego Sanches Corrêa é professor adjunto da Universidade Federal do ABC e tem PhD em ciência política pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2012). Dentre suas áreas de pesquisa estão eleições, instituições e políticas públicas na América Latina.

Data e local:
  • 19 de setembro de 2019, quinta-feira - 14h às 15h30
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 306, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Destinado ao público interessado em saber quais são as principais estratégias de liderança política e sob quais circunstâncias elas funcionam. Acontece entre 25 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9 às 12 horas. Inscrições até o dia 11 de janeiro de 2021. Saiba mais.

A Escola de Ciências Sociais por meio do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) convida para a aula aberta com o prof. Robert Wegner (Fiocrcuz, PUC-Rio). Dia 18 de março de 2021, às 11h. Inscrições gratuitas.