Qui, 19/09/2019 - 14:00
Auditório 306 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais convida para a sessão aberta "Leis de cotas e viabilidade eleitoral de candidaturas femininas na América Latina", com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC).

Resumo:

Nos últimos anos, muitos países adotaram cotas de gênero com o objetivo de aumentar a representação feminina em suas câmaras legislativas. É crescente a quantidade de estudos que busca explicar a eficácia destas políticas nos diversos contextos em que foram implementadas. Neste trabalho, nosso objetivo é demonstrar que mandatos de posição, isto é, a alternância de gênero nas listas partidárias, é uma condição indispensável para esta eficácia em sistemas eleitorais de representação proporcional, independentemente do tipo de lista. Quando a lista é fechada, o mandato de posição expande a representação feminina como resultado das próprias regras eleitorais e, por isto, chamamos este efeito de mecânico. Quando a lista é aberta, o efeito também é forte, mas em virtude de padrões sistemáticos de comportamento eleitoral. Por isto, chamamos este efeito de psicológico. Demonstramos a importância de mandatos de posição analisando, primeiro, a sua influência em 127 eleições latino-americanas realizadas entre 1990 e 2018, com efeitos similares para os dois tipos de lista. Em seguida, focamos nos dois casos mais similares de lista aberta, sendo um com aplicação mais rigorosa do mandato de posição do que o outro, para ilustrar a ocorrência do efeito psicológico. Este é o primeiro trabalho a argumentar que mandatos de posição funcionam igualmente nos dois tipos de lista, apesar de em virtude de mecanismos distintos.

Sobre o professor:

Diego Sanches Corrêa é professor adjunto da Universidade Federal do ABC e tem PhD em ciência política pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2012). Dentre suas áreas de pesquisa estão eleições, instituições e políticas públicas na América Latina.

Data e local:
  • 19 de setembro de 2019, quinta-feira - 14h às 15h30
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 306, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.