Qui, 19/09/2019 - 14:00
Auditório 306 – Fundação Getulio Vargas – Praia de Botafogo, 190

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) da Escola de Ciências Sociais convida para a sessão aberta "Leis de cotas e viabilidade eleitoral de candidaturas femininas na América Latina", com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC).

Resumo:

Nos últimos anos, muitos países adotaram cotas de gênero com o objetivo de aumentar a representação feminina em suas câmaras legislativas. É crescente a quantidade de estudos que busca explicar a eficácia destas políticas nos diversos contextos em que foram implementadas. Neste trabalho, nosso objetivo é demonstrar que mandatos de posição, isto é, a alternância de gênero nas listas partidárias, é uma condição indispensável para esta eficácia em sistemas eleitorais de representação proporcional, independentemente do tipo de lista. Quando a lista é fechada, o mandato de posição expande a representação feminina como resultado das próprias regras eleitorais e, por isto, chamamos este efeito de mecânico. Quando a lista é aberta, o efeito também é forte, mas em virtude de padrões sistemáticos de comportamento eleitoral. Por isto, chamamos este efeito de psicológico. Demonstramos a importância de mandatos de posição analisando, primeiro, a sua influência em 127 eleições latino-americanas realizadas entre 1990 e 2018, com efeitos similares para os dois tipos de lista. Em seguida, focamos nos dois casos mais similares de lista aberta, sendo um com aplicação mais rigorosa do mandato de posição do que o outro, para ilustrar a ocorrência do efeito psicológico. Este é o primeiro trabalho a argumentar que mandatos de posição funcionam igualmente nos dois tipos de lista, apesar de em virtude de mecanismos distintos.

Sobre o professor:

Diego Sanches Corrêa é professor adjunto da Universidade Federal do ABC e tem PhD em ciência política pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2012). Dentre suas áreas de pesquisa estão eleições, instituições e políticas públicas na América Latina.

Data e local:
  • 19 de setembro de 2019, quinta-feira - 14h às 15h30
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 306, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com Edson Alves Jr. (Botafogo), Juliana Viana e Taísa Pires (Flamengo), Dhaniel Cohen (Fluminense) e Walmer Santanta (Vasco) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 21 de novembro de 2019, às 14h, auditório 308. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Paula Mariane (PUC-Campinas) no âmbito dos Laboratórios de Estudos sobre Militares (LEM) e de Estudos da Cultura Visual (LECV). Dia 26 de novembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado pelos professores Américo Freire, Francisco Carlos Palomanes Martinho e Marco Aurélio Vannucchi. Dia 03 de dezembro de 2019, às 19h, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Botafoto - Rio de Janeiro.