17 out

16h:00
Auditório 406 - Fundação Getulio Vargas
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “Cronistas esportivos em campo: letras, imprensa e cultura no Jornal dos Sports (1950-1958)”, com André Alexandre Couto.

A apresentação trata de um gênero híbrido de narrativa textual, no limite entre o jornalismo esportivo e a literatura: a crônica sobre os esportes. Será apresentada uma série de autores/cronistas que atuaram no Jornal dos Sports, ao longo da década de 1950, com o objetivo central de perceber em que medida estes narradores tinham autonomia para criar e recriar representações culturais em torno dos esportes, além de identificar quais eram estas posições, suas respectivas formas narrativas e suas origens sociais. Desta forma, poderemos perceber determinados enquadramentos discursivos na crônica esportiva deste periódico, compreendendo de forma mais ampla e profunda um pouco mais da história da imprensa esportiva carioca, e que não passe necessariamente pela exclusiva atuação de mitos fundadores da comunicação esportiva.

André Alexandre Couto é doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do CEFET-Rio.

Auditório 406 - Praia de Botafogo, 190