Qui, 17/05/2018 - 14:00
Auditório 1027
Os Jogos Olímpicos na capital da República: Narrativas da imprensa e campo esportivo no Rio de Janeiro (1890-1935)
Sobre o evento:

Palestra de pesquisador da área de Comunicação Social, prof. Fausto Amaro – doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – que apresenta sua pesquisa sobre a cobertura feita pela imprensa do Rio de Janeiro acerca do evento esportivo na virada do século XIX para o XX.

A apresentação trata da produção de narrativas sobre os jogos olímpicos na imprensa carioca entre as décadas de 1890 a 1930, tendo como objetivo discutir o processo de constituição de um campo olímpico no Rio de Janeiro. Serão apresentados como fontes documentais os textos jornalísticos de periódicos cariocas, selecionados a partir de sua relevância e o destaque dado aos jogos olímpicos. Para entender a chegada e a disseminação do movimento olímpico no Brasil, acompanham-se os argumentos da imprensa para estimular o envolvimento do Brasil com o circuito olímpico internacional, que giravam em torno de três pontos básicos: modernidade, civilização e raça.

Organização:

Laboratório de Estudos do Esporte – LESP (FGV-CPDOC)

Perfil do público:

Estudantes de graduação e pós-graduação

Data e local:

17 de maio de 2018, às 14h
Fundação Getúlio Vargas, auditório 1027. Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro.

Contato:

bernardobuarque@gmail.com

Não há necessidade de inscrição

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

Os laboratórios de Estudos Políticos (LEP) e de Estudos sobre Instituições (LEI) do CPDOC convidam para o painel que contará com a presença dos professores Francisco Martinho (USP), Luciano Abreu (PUC-RS), Mauro Aurélio Vannucchi (CPDOC) e Américo Freire (CPDOC). Dia 17 de setembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Entrada gratuita, inscreva-se.

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dia 19 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.