A- A+

Acontece no CPDOC

      << VOLTAR

  

Evento: 
Palestra
Data: 
Ter, 15/10/2019 - 15:00
Local: 
FGV - Praia de Botafogo, 190, Auditório 823
A Atuação das Forças Armadas no Brasil e no México em Funções Policiais

O Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas FGV CPDOC convida para a palestra "A atuação das Forças Armadas no Brasil e no México em funções policiais", com Anaís Passos.

Atualmente, os militares desempenham, em diferentes países, funções que rompem com o seu preparo tradicional para a defesa nacional, atuando dentro das fronteiras contra inúmeras ameaças, incluindo a imigração ilegal, crimes ambientais, o cultivo, o tráfico e o consumo de drogas ilegais. A despeito da proliferação de tarefas exercidas pelas Forças Armadas que se enquadram no processo de "policialização dos militares" em nível mundial, poucos estudos têm analisado em profundidade o funcionamento de tais operações.

Visando a preencher essa lacuna, a apresentação irá comparar as experiências do Brasil e do México no combate ao tráfico de drogas, a partir de uma análise de dois estudos de caso: as operações para a garantia da lei e da ordem, que ocorreram em conjuntos de favelas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro entre o final de 2010 e meados de 2015, e o operativo conjunto que teve como alvo o estado de Baja California, incluindo a capital Tijuana, entre 2007 e 2012.

O objetivo da apresentação será sintetizar as principais conclusões da tese de doutorado da pesquisadora, que foi elaborada a partir da análise de um conjunto de fontes, incluindo a realização de entrevistas com atores responsáveis pela decisão e pela implementação de tais operações (tanto civis quanto militares) e os cidadãos afetados pela mesma em ambos os países (moradores de favelas, empresários, líderes comunitários), além de documentos oficiais e arquivos históricos. A partir de uma análise comparada entre o Brasil e o México, as principais questões que irão orientar a apresentação são as seguintes: O emprego de militares na segurança pública é uma demanda dos militares ou dos civis? Quem supervisiona os militares? Como a população local percebe tais medidas? A intervenção militar aumenta ou reduz os índices criminais? Os militares são mais ou menos violentos do que a polícia? E, por último, qual é o impacto das operações militares sobre a qualidade da democracia?

Anaís Passos é Pós-Doutoranda (PNPD Capes) no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e participa do NUPRI (Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais). Atualmente, Anaís pesquisa sobre a circulação internacional de doutrinas militares na América Latina. Possui Graduação em Relações Internacionais e Mestrado em Ciência Política, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Doutora em Ciência Política pela Sciences Po Paris, aonde atuou como professora e defendeu a tese: "The Military Mystique: Democracies and the War on Crime in Brazil and Mexico". Sua pesquisa foi publicada ou está em avaliação em periódicos como Third World Quarterly e Bulletin of Latin American Research.

Data e local:
  • 15 de outubro de 2019, quinta-feira, às 15h
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 823, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 

NOTÍCIAS E EVENTOS

Palestra com Edson Alves Jr. (Botafogo), Juliana Viana e Taísa Pires (Flamengo), Dhaniel Cohen (Fluminense) e Walmer Santanta (Vasco) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 21 de novembro de 2019, às 14h, auditório 308. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Paula Mariane (PUC-Campinas) no âmbito dos Laboratórios de Estudos sobre Militares (LEM) e de Estudos da Cultura Visual (LECV). Dia 26 de novembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado pelos professores Américo Freire, Francisco Carlos Palomanes Martinho e Marco Aurélio Vannucchi. Dia 03 de dezembro de 2019, às 19h, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Botafoto - Rio de Janeiro.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede