Sobre o evento:

O Laboratório de Estudos do Turismo convida para a palestra de Leandro Brusadin (UFOP): "História, Turismo e Patrimônio Cultural - o poder dos símbolos no imaginário social". A cultura e suas formas de representação, tal como a tradição, possuem um poder simbólico no imaginário social que é representado pelo patrimônio cultural e praticado pela atividade turística. Essas interlocuções contemporâneas se fazem presentes na composição do patrimônio cultural e o seu aproveitamento para o turismo. A palestra associa a cultura e seu poder simbólico no imaginário social às apropriações do patrimônio e seu uso turístico diante do debate epistemológico de autores como Pierre Bourdieu, Bronislaw Baczko e Eric Hobsbawn. É mister compreender as razões das diversas apropriações do passado, desde a invenção de uma tradição até a incorporação de mitos do passado, em um caminho pelo qual a História reflete as representações desse processo histórico e o Turismo se utiliza disto para melhor compreender a atividade e o comportamento dos turistas e da própria comunidade receptora.  Tais interfaces teóricas serão analisadas por meio da apresentação do estudo do Museu da Inconfidência em Ouro Preto.

Mini-Currículo:

Graduado em Turismo pela PUC de Campinas (2001), Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2005) e Doutor em História pela UNESP - Franca (2011), com pós-doutorado na USP (2015). Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2008, onde atualmente é Vice-Diretor da Escola de Direito, Turismo e Museologia. Professor do Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG. Autor de artigos nas áreas de patrimônio cultural, hospitalidade, história e sociologia do Turismo e dos livros “História, Turismo e Patrimônio Cultural” e “Hospitalidade e Dádiva”.

Data e local:

15 de maio de 2018, às 16h00
Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista orlando Dantas 60, Botafogo, Rio de Janeiro)

Inscreva-se através do formulário abaixo:

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

v. 31, n. 65 (2018): Associativismo e movimentos sociais. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Temas e prazos:

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas

• Lançamento em 01/04/2019

Nº 67: História das Ciências Humanas e Sociais

• Prazo de submissão entre 01/01/2019 a 01/03/2019
  • Lançamento em 01/08/2019

A Escola de Ciências Sociais da FGV foi avaliada pelo Guia do Estudante e, novamente, nosso curso de graduação recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas.

Para conhecer mais do nosso curso clique aqui.

Use sua nota do Enem para se inscrever, até 11/1, no Vestibular FGV em todos os cursos do Rio de Janeiro, incluindo o de Ciências Sociais, e também no curso de Relações Internacionais em SP! Confira os prazos e detalhes: fgv.br/vestibular.

Iniciado a partir de depoimentos para projeto de História Oral do FGV CPDOC, o livro mostra a trajetória do diplomata e ex-embaixador Rubens Barbosa em suas missões representando o Brasil pelo mundo, incluindo o comando das embaixadas do país em Londres e Washington.

Saiba mais aqui.