14 nov

15h:00
Auditório 318, Praia de Botafogo, 190
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas FGV CPDOC convida para a palestra “Um Flamengo grande, um Brasil maior": o projeto nacional-estatista e a profissionalização do Clube de Regatas do Flamengo nos anos 1930-1940”, com Renato Coutinho.

O professor Renato Coutinho apresenta sua pesquisa de doutoramento sobre o processo de popularização e de nacionalização do Clube de Regatas do Flamengo nos anos 1930 e 1940, analisando as estratégicas de negociação clubística com a esfera política no Rio de Janeiro, bem como com jornalistas, intelectuais e cronistas da cidade no período.

Renato Coutinho é professor adjunto de História do Brasil Republicano da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013); mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); graduado em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2004).

Auditório 318, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ