Ter, 14/05/2019 - 09:00
Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190 - Auditório 318

Magia Negra: espiritualidade, existência e criatividade

A presente aula aberta é realizada no âmbito das disciplinas da graduação "Introdução às Ciências Sociais", ministrada por Carolina Alves, e "Antropologia II", ministrada por Silvia Monnerat, e nos convida a refletir, nas palavras de nossa convidada, "sobre os processos de morte da população negra no Brasil. Tanto dos corpos físicos quanto dos processos de produção de saberes e de conhecimento. Em contrapartida, nos chama a identificar toda potência de criação ligada a existência afro-brasileira. Como disse a escritora Conceição Evaristo: "Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos não morrer". Nosso ponto de partida são as religiões afro-brasileiras, que segundo o antropólogo Kabengele Munanga, foram o núcleo duro pelo qual se organizou a resistência negra nesse país. Magia negra essa, estigmatizada e violentada, que nos constitui enquanto pessoas, ainda que sejamos, frequentemente, desumanizados pelo racismo. Em uma sociedade capitalista e neoliberal, o espaço, sem muros, do terreiro, segue como um lugar subversivo e inventivo. Não resta dúvidas de que somos potentes e criativos em busca de nossas autonomias frente às barbáries de ontem e hoje. Axé!".

Carolina Rocha é de Xangô, mulher preta, professora e escritora. Mestre em história pela Universidade Federal Fluminense. Autora do livro: “O Sabá do Sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí Colonial”, pela Paco Editorial, 2015. Atualmente cursa o doutorado em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estudando conflitos religiosos da atualidade. Desenvolve oficinas em escolas públicas sobre racismo, cultura afro-brasileira e intolerância religiosa. Idealizadora do projeto “Oficina de Escrita para Mulheres” que trabalha com escrita de si, literatura e autocuidado para mulheres. Recentemente publicou poesias e contos no livro Lâmina, pela Arte Sabali Edições, 2018.

Data e local:
  • 14 de maio de 2019, terça-feira - 9h00 às 11h00

• Auditório 318 - Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.