Convite para evento
Sobre o evento:

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), convida para a palestra "As humanidades digitais na análise de padrões de circulação do mercado médico português quinhentista" com o pesquisador Luís Ribeiro Gonçalves.

Sobre a apresentação:

A expansão portuguesa para territórios em novos continentes contribuiu de forma decisiva para uma crescente circulação de novas terapias e de seus praticantes. Ao mesmo tempo, outros fenômenos como as tensões religiosas contra as comunidades judaicas e mouriscas nos reinos ibéricos ampliou a circulação de profissionais de saúde pela Europa e para os novos continentes.

A apresentação mostrará como o uso de bases de dados prosopográficas, sistemas de informação geográfica (SIGs) e outras ferramentas computacionais ajudam a identificar progressivamente o peso destes fenômenos de circulação no mercado médico português, conjugando as escalas globais com a escala local, para analisar os seus espaços de formação e de exercício da atividade médica.

Sobre o palestrante:

Luís Ribeiro Gonçalves é doutorando no Programa de Doutoramento Interuniversitário em História (PIUDHist) da Universidade de Évora e investigador do CIDEHUS, onde é bolsista. É graduado em Arqueologia e História pela Universidade de Lisboa e mestre em História Medieval. Participa do projeto FCT "Decisão política, necessidades colectivas e afirmação profissional: o Hospital Real de Todos os Santos em perspetiva" e é autor, dentre outros trabalhos, do capítulo "Médicos no regresso da peregrinatio academica: mobilidade e conflito no Portugal Quinhentista", publicado no livro Ciência e Poder na primeira Idade Global (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016), onde analisou a circulação dos médicos quinhentistas durante a sua formação acadêmica.

Data e local:

13 de setembro de 2017 às 14:00h
Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Sala Audiovisual, Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas com bermudas, regatas ou chinelos.

A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário abaixo.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018. Convida todos os interessados a inscreverem seus trabalhos até o dia 30 de junho 30 de julho de 2018

Alunos de graduação e pós-graduação estão convidados a submeterem propostas de realização de documentários com a temática "Mulheres na História". Os selecionados participarão de oficinas e terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Submissão de propostas até 31 de agosto de 2018. Clique para saber mais.

Será realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 11 de janeiro de 2019. A IDPPA é uma aliança global entre 9 instituições do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Malásia e Tailândia, que tem o propósito de conectar estudiosos e profissionais das principais economias emergentes para colaborar nas áreas de pesquisa, ensino e ação política. Submissões de trabalho até 15 de setembro de 2018.

Temas e prazos:

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas