12 set

Palestra, LESP

A história do surfe e os estudos sobre a mídia esportiva

12/09/2019 até 12/09/2019
16h:00 até 18h:00
Auditório 406 – Fundação Getúlio Vargas
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “A história do surfe e os estudos sobre a mídia esportiva”, com Rafael Fortes.

A apresentação tratará da trajetória e agenda de pesquisa do palestrante, que transita entre História e a Comunicação, mais precisamente entre a história do surfe e os estudos sobre a mídia esportiva. Os vínculos entre surfe e meios de comunicação se aprofundaram a partir dos anos 1950 com o cinema, a música, as revistas, o rádio, o vídeo, a televisão e outras plataformas e tipos de mídia. Como exemplo destas relações, enfocará o período 1978-1990 e as relações entre revistas, o surfe e o boicote esportivo à África do Sul devido ao regime do apartheid.

Rafael Fortes é professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Unirio e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG.

Auditório 406 – Fundação Getúlio Vargas - Praia de Botafogo, 190