Seg, 11/03/2019 - 15:00
Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190 - Auditório 1014
A família militar como categoria social e política: Brasil e Portugal em perspectiva comparativa
Sobre o evento:

O conceito de família militar adquiriu significados diversos em diferentes contextos sociais. No nível político, tem sido utilizado pelos militares com objetivos distintos, inclusive para posicionar-se em relação ao Estado. No nível da interação social, a extensão com que os soldados e suas famílias se identificaram e utilizaram-no como um marcador de identidade também foi sujeita a variações.

Nesta apresentação, analiso informações empíricas sobre os casos contemporâneos de Portugal e do Brasil, que fornecem evidências de padrões contrastantes a esse respeito. Enquanto em Portugal a categoria tem sido politizada por setores organizacionais que buscam manter ou obter direitos trabalhistas e sociais, essa tendência é muito menos óbvia no caso do Brasil. Por outro lado, enquanto a categoria tem sido um forte marcador de identidade para os soldados e suas famílias no Brasil, os portugueses tentam se desprender de tal codificação. A apresentação irá explorar os fatores estruturais e culturais que podem explicar esses casos. Tal exercício analítico e empírico contribuirá para problematizar o uso da família militar, tanto como conceito teórico quanto como categoria social.

Sobre a professora:

Helena Carreiras é professora no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), onde dirige a Escola de Sociologia e Políticas Públicas. É presidente da Associação Europeia ERGOMAS (European Research Group on Armed Forces and Society). O seu trabalho centra-se na integração de género em instituições militares e na dimensão de género na segurança internacional. É co-organizadora das obras Researching the Military (Routledge, 2016, com Celso Castro e Sabina Frederic), Qualitative Methods in Military Studies (Routlege, 2013, com Celso Castro) e Women in the Military and in Armed Conflict (Vs Verlag , 2008, com Gerhard Kuemmel), e autora de Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies (London, Routledge, 2006).

Parceria:
  • Laboratório de Estudos Militares (LEM – CPDOC/FGV)
  • Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD – UFRJ)
Data e local:
  • 11 de março de 2019, segunda-feira - 15h00
  • Auditório 1014 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.