O conceito de família militar adquiriu significados diversos em diferentes contextos sociais. No nível político, tem sido utilizado pelos militares com objetivos distintos, inclusive para posicionar-se em relação ao Estado. No nível da interação social, a extensão com que os soldados e suas famílias se identificaram e utilizaram-no como um marcador de identidade também foi sujeita a variações.
Nesta apresentação, analiso informações empíricas sobre os casos contemporâneos de Portugal e do Brasil, que fornecem evidências de padrões contrastantes a esse respeito. Enquanto em Portugal a categoria tem sido politizada por setores organizacionais que buscam manter ou obter direitos trabalhistas e sociais, essa tendência é muito menos óbvia no caso do Brasil. Por outro lado, enquanto a categoria tem sido um forte marcador de identidade para os soldados e suas famílias no Brasil, os portugueses tentam se desprender de tal codificação. A apresentação irá explorar os fatores estruturais e culturais que podem explicar esses casos. Tal exercício analítico e empírico contribuirá para problematizar o uso da família militar, tanto como conceito teórico quanto como categoria social.
Sobre a professora:
Helena Carreiras é professora no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), onde dirige a Escola de Sociologia e Políticas Públicas. É presidente da Associação Europeia ERGOMAS (European Research Group on Armed Forces and Society). O seu trabalho centra-se na integração de género em instituições militares e na dimensão de género na segurança internacional. É co-organizadora das obras Researching the Military (Routledge, 2016, com Celso Castro e Sabina Frederic), Qualitative Methods in Military Studies (Routlege, 2013, com Celso Castro) e Women in the Military and in Armed Conflict (Vs Verlag , 2008, com Gerhard Kuemmel), e autora de Gender and the Military. Women in the Armed Forces of Western Democracies (London, Routledge, 2006).
Parceria:
- Laboratório de Estudos Militares (LEM – CPDOC/FGV)
- Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD – UFRJ)
Fundação Getulio Vargas
Auditório 1014. Praia de Botafogo, 190