A- A+

Acontece no CPDOC

      << VOLTAR

  

Ciclo de Debates - O mercado de trabalho para o cientista social no Brasil - Aula 3: Cinema e Ciências Sociais

 

Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Como diretor realizou os longas: Deixa na Régua, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), A Batalha do Passinho; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012), L.A.P.A.; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008). Dirigiu os curtas: A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca, Quando Xangô Apitar, O Bloco Está na Rua, Pretinho Babylon, Cante um Funk Para um Filme, Minha Área, Família Tetra, entre outros. Fez também os videoclipes Alteração (ÉA!) de BNegão e os Seletores de Frequência; Para Onde Irá Essa Noite, Cira, Regina e Nana e Músico, de Lucas Santtana; No Balanço da Canoa de Maga Bo; Curimba Riddim do DigitalDubs; e Dali de Marcelo Yuka. Como pesquisador trabalhou em filmes como Mistério do Samba, Viva São João, Pierre Verger, Sou Feia Mas Tô na Moda e Santa Cruz; com diretores como João Salles, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda. Para a TV realizou pesquisa para o programa Esquenta. Foi responsável pela pesquisa de repertório para os CDs Tudo Azul, da Velha Guarda da Portela e Universo ao Meu Redor, de Marisa Monte. Fez a pesquisa de conteúdo e imagens para a vídeo instalação sobre a história dos bailes blacks que fará parte do acervo do novo Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS-RJ). Recebeu da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto por Serviços Prestados à Cidade (2014); da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Moção de Louvor e Congratulação pela Militância em Defesa da Cultura Negra do Estado do Rio de Janeiro (2017); e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro a Moção de Louvor pela contribuição ao Movimento Cultural Hip Hop (2017).


O Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV/CPDOC, criado em 2006 e coordenado por 3 mulheres – uma cientista social, uma antropóloga e uma cineasta -, é um laboratório que propõe inserir alunos e pesquisadores de Ciências Sociais no universo audiovisual, tanto em termos de reflexão quanto de experimentação e produção. Fornece ainda suporte técnico para pesquisas desenvolvidas pelo CPDOC, gravando depoimentos e eventos acadêmicos, editando o material produzido e disponibilizando no portal CPDOC. Além disso, é responsável por Oficinas de Produção Audiovisual, realizadas anualmente, abertas a alunos de graduação e pós-graduação já alcançando reconhecimento pela premiação de alguns dos filmes produzidos como Almerinda - A luta continua! (2016), exibido no Festival Internacional Arquivo em Cartaz, e mais recentemente, As Constituintes de 88 (2019), selecionado para o Festival Internacional É tudo verdade. O NAD será representado no Ciclo de Debates por Luisa Santana e Lucas Pípolos, graduandos em Ciências Sociais pela UFF e funcionários do laboratório. Luisa desenvolve pesquisa sobre representatividade, relações raciais, cinema, arquivos e patrimônios históricos. Possui formação técnica em Fotografia e recentemente participou da Biennial Audio-Visual Archival Summer School 2019 - formação em manejo e preservação de arquivos audiovisuais da FIAF, organizada pela Indiana University, em Bloomington. Atuou durante 2 anos como estagiária do Núcleo e atualmente ocupa o cargo de Técnica Audiovisual do Núcleo de Audiovisual e Documentário e do Programa de História Oral da FGV CPDOC. Lucas é estagiário do Núcleo de Audiovisual e Documentário e desenvolve pesquisas na área de Antropologia, especialmente na parte sobre dança, corpo, gênero, arte e sexualidade. Já desempenhou funções em diversos projetos audiovisuais, como produção de videoclipes, comerciais e vídeo-artes, além de ter sido monitor do LAB Etnográfico (UFF). Ambos participaram da produção dos filmes mais recentes do Núcleo de Audiovisual e Documentário, além de terem trabalhado na organização das Oficinas de Produção Audiovisual.


Local:
• Auditório 306 | Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190

 

Inscrição

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 

NOTÍCIAS E EVENTOS

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC. 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede