A- A+

Acontece no CPDOC

      << VOLTAR

  

Ciclo de Debates - O mercado de trabalho para o cientista social no Brasil - Aula 3: Cinema e Ciências Sociais

 

Emílio Domingos é cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Atua principalmente na área de documentários. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ com ênfase em Antropologia Visual, Cultura Urbana e Juventude. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF e é curador e mediador do Documenta-se Cineclube. Também é curador da Mostra Internacional do Filme Etnográfico e do Festival Visões Periféricas. Como diretor realizou os longas: Deixa na Régua, vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema do Rio (2016), A Batalha do Passinho; vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio (2012), L.A.P.A.; Melhor Filme no Festival Câmera Mundo, na Holanda (2008). Dirigiu os curtas: A Palavra Que Me Leva Além: Histórias do Hip Hop Carioca, Quando Xangô Apitar, O Bloco Está na Rua, Pretinho Babylon, Cante um Funk Para um Filme, Minha Área, Família Tetra, entre outros. Fez também os videoclipes Alteração (ÉA!) de BNegão e os Seletores de Frequência; Para Onde Irá Essa Noite, Cira, Regina e Nana e Músico, de Lucas Santtana; No Balanço da Canoa de Maga Bo; Curimba Riddim do DigitalDubs; e Dali de Marcelo Yuka. Como pesquisador trabalhou em filmes como Mistério do Samba, Viva São João, Pierre Verger, Sou Feia Mas Tô na Moda e Santa Cruz; com diretores como João Salles, Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda. Para a TV realizou pesquisa para o programa Esquenta. Foi responsável pela pesquisa de repertório para os CDs Tudo Azul, da Velha Guarda da Portela e Universo ao Meu Redor, de Marisa Monte. Fez a pesquisa de conteúdo e imagens para a vídeo instalação sobre a história dos bailes blacks que fará parte do acervo do novo Museu da Imagem e do Som do Rio (MIS-RJ). Recebeu da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro a Medalha Pedro Ernesto por Serviços Prestados à Cidade (2014); da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Moção de Louvor e Congratulação pela Militância em Defesa da Cultura Negra do Estado do Rio de Janeiro (2017); e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro a Moção de Louvor pela contribuição ao Movimento Cultural Hip Hop (2017).


O Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV/CPDOC, criado em 2006 e coordenado por 3 mulheres – uma cientista social, uma antropóloga e uma cineasta -, é um laboratório que propõe inserir alunos e pesquisadores de Ciências Sociais no universo audiovisual, tanto em termos de reflexão quanto de experimentação e produção. Fornece ainda suporte técnico para pesquisas desenvolvidas pelo CPDOC, gravando depoimentos e eventos acadêmicos, editando o material produzido e disponibilizando no portal CPDOC. Além disso, é responsável por Oficinas de Produção Audiovisual, realizadas anualmente, abertas a alunos de graduação e pós-graduação já alcançando reconhecimento pela premiação de alguns dos filmes produzidos como Almerinda - A luta continua! (2016), exibido no Festival Internacional Arquivo em Cartaz, e mais recentemente, As Constituintes de 88 (2019), selecionado para o Festival Internacional É tudo verdade. O NAD será representado no Ciclo de Debates por Luisa Santana e Lucas Pípolos, graduandos em Ciências Sociais pela UFF e funcionários do laboratório. Luisa desenvolve pesquisa sobre representatividade, relações raciais, cinema, arquivos e patrimônios históricos. Possui formação técnica em Fotografia e recentemente participou da Biennial Audio-Visual Archival Summer School 2019 - formação em manejo e preservação de arquivos audiovisuais da FIAF, organizada pela Indiana University, em Bloomington. Atuou durante 2 anos como estagiária do Núcleo e atualmente ocupa o cargo de Técnica Audiovisual do Núcleo de Audiovisual e Documentário e do Programa de História Oral da FGV CPDOC. Lucas é estagiário do Núcleo de Audiovisual e Documentário e desenvolve pesquisas na área de Antropologia, especialmente na parte sobre dança, corpo, gênero, arte e sexualidade. Já desempenhou funções em diversos projetos audiovisuais, como produção de videoclipes, comerciais e vídeo-artes, além de ter sido monitor do LAB Etnográfico (UFF). Ambos participaram da produção dos filmes mais recentes do Núcleo de Audiovisual e Documentário, além de terem trabalhado na organização das Oficinas de Produção Audiovisual.


Local:
• Auditório 306 | Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190

 

Inscrição

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 

NOTÍCIAS E EVENTOS

Palestra com Anaís Passos (pós-doutoranda no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo) no âmbito do Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM). Dia 15 de outubro de 2019, às 15h, auditório 823. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado por Bernardo Buarque de Hollanda e José Paulo Florenzano, o lançamento será no dia 21 de outubro de 2019, às 18h30, na Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509, São Paulo.

Dirigido e montado por Gyovanna Alves e Lucas Pipolos,  o filme foi realizado a partir dos arquivos da antropóloga Yvonne Maggie, que também estará presente na sessão. Dia 23 de outubro de 2019, às 17h30, no auditório 1014. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 24 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo 

Palestra com Irlan Simões (doutorando em Comunicação pela UERJ) e Kevin Rozo (mestrando em Antropologia pela Universidad Iberoamericanano) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 31 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede