Sex, 09/04/2010 - 14:00
FGV, Praia de Botafogo, 190, 3° Andar, auditório 318 - Rio de Janeiro

SEMINÁRIO

Após dois anos de desenvolvimento do projeto “Preservação e Divulgação do Acervo Histórico do CPDOC”, financiado pelo Banco Real, a equipe do Setor de Documentação do CPDOC deseja compartilhar os resultados e desafios dessa experiência com profissionais e instituições interessados nas áreas de acervo e disseminação da informação.

14:00-14:30 | Apresentação do projeto "Preservação e Divulgação do Acervo Histórico do CPDOC": Celso Castro, Verena Alberti e Suely Braga

14:30-16:00 | Mesa 1: Preservação: decisões e processos
A digitalização é hoje uma aliada das instituições arquivísticas no que diz respeito à preservação e ao acesso. A mesa tratará dos parâmetros e procedimentos adotados pelo CPDOC para a digitalização de seus documentos sonoros, audiovisuais, textuais e fotográficos.
Participantes: Luciana Quillet Heymann, Marco Dreer Buarque, Daniele Chaves Amado, Martina Spohr.

16:00-16:30 | intervalo para o café

16:30-18:00 | Mesa 2: Difusão: decisões e processos
O gerenciamento de dados é condição necessária para a definição de políticas institucionais de tratamento e difusão de acervos. A mesa terá como foco as bases de dados Accessus e História Oral e suas interfaces com o Portal CPDOC, bem como a disponibilização do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro na internet e a introdução dos novos recursos de pesquisa – busca integrada e anotação colaborativa.
Participantes: Suely Braga, Vanessa Cavalcante, Christiane Jalles de Paula e Suemi Higuchi.

Digitalização e difusão de acervos históricos:
a experiência recente do CPDOC

9 de abril, sexta-feira, a partir das 14h
Local: Auditório 318 - Fundação Getulio Vargas (3º andar)
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

O evento é gratuito e não é preciso fazer reserva. A FGV não permite o acesso
de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

CPDOC | FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc

Com as professoras Bila Sorj (Sociologia/UFRJ) e Verônica Toste Daflon (Sociologia/UFF). Dia 18 de agosto, às 11h.

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Inscrições abertas.