Qua, 08/05/2019 - 14:00
Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro
Mapa de Citações das Ciências Sociais

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) e o Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convidam para sessão aberta sobre o projeto “Mapa de citações das Ciências Sociais", com os professores João Féres Júnior e Luiz Augusto Campos, e o pesquisador Marcelo Paiva.

O projeto é fruto de parceria do Observatório de Ciências Sociais (OCS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sucessor do antigo IUPERJ, com o Oxford Internet Institute da Oxford University, e consiste na análise de citações em quase 7.500 artigos de periódicos da área de ciências sociais indexados na biblioteca eletrônica Scielo. A visualização das redes de citações está disponível em http://ocs.iesp.uerj.br/wp-content/uploads/network.

Sobre os professores:

Luiz Augusto Campos é Doutor em Sociologia, professor do IESP-UERJ, Editor-chefe da DADOS - Revista de Ciências Sociais, com pesquisas sobre raça e política e análises de grandes volumes de textos.

João Féres Júnior é Doutor em Ciência Política, professor e diretor do IESP-UERJ, onde coordena o LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública. Em parceria, ambos estão à frente da coordenação do Observatório de Ciências Sociais e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA).

Marcelo Paiva é Doutorando no IESP, com mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e graduação em Sociologia pela UnB. Tem interesse em estudos de redes de colaboração científica e formação de áreas emergentes.

Data e Local:
  • Quarta-feira, 8 de maio de 2019 | 14h – 16h

• Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Destinado ao público interessado em saber quais são as principais estratégias de liderança política e sob quais circunstâncias elas funcionam. Acontece entre 25 de janeiro e 2 de fevereiro, das 9 às 12 horas. Inscrições até o dia 11 de janeiro de 2021. Saiba mais.

A Escola de Ciências Sociais por meio do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) convida para a aula aberta com o prof. Robert Wegner (Fiocrcuz, PUC-Rio). Dia 18 de março de 2021, às 11h. Inscrições gratuitas.