Seg, 07/12/2009 - 15:00
Fundação Getúlio Vargas
I JORNADA DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO DO CPDOC

TEXTOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E FOTOS DISPONÍVEIS NO ENDEREÇO DA JORNADA:

O PPHPBC foi criado em 2003 com a primeira turma do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais, experiência pioneira na área de História. Em 2006, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado obtiveram aprovação da CAPES para funcionar. Motivados pela necessidade de um espaço regular onde pudéssemos discutir nossa produção acadêmica com outros colegas, em especial com o intuito de compartilhar as experiências e as inquietações que permeiam o trabalho de produção intelectual, apresentamos a I Jornada da Pós-Graduação do PPHPBC-CPDOC/FGV.

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, de 15h às 21h, na sede da Fundação Getúlio Vargas (Praia de Botafogo, 190), convidamos os alunos do PPHPBC (mestrado acadêmico e profissional e doutorado) a apresentarem seus trabalhos de pesquisa em mesas organizadas por temas, que refletem as linhas de pesquisa do programa. Cada mesa contará com um professor comentador, que terá como função estabelecer uma ponte entre os trabalhos apresentados e sintetizar o debate proposto.

Uma de nossas preocupações é garantir um espaço de diálogo interno que permita um maior entrosamento entre o corpo discente. Uma importante iniciativa neste sentido é a revista Mosaico, criada no início de 2009, que serve como canal não apenas para publicação dos trabalhos dos alunos, mas de interação e debates. Ao final da jornada, será selecionado um artigo apresentado em cada mesa para ser publicado na revista.

A realização da Jornada vem potencializar a ação deste canal de trocas de experiências já instituído, buscando fortalecer as pesquisas em andamento e também o jovem programa onde elas estão inseridas.

Além das mesas de apresentação de trabalhos, contaremos com a presença de professores e pesquisadores em debates cujos temas guardam relação com as linhas de pesquisa oferecidas pelo programa.

Os alunos da graduação em Ciências Sociais e História do CPDOC-FGV, assim como dos demais cursos de graduação da FGV também estão convidados.

A comunidade externa também é bem-vinda.

Comissão Organizadora da I Jornada do PPHPBC

Veja o programa completo em: http://www.cpdoc.fgv.br/jornadadiscente

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

Os laboratórios de Estudos Políticos (LEP) e de Estudos sobre Instituições (LEI) do CPDOC convidam para o painel que contará com a presença dos professores Francisco Martinho (USP), Luciano Abreu (PUC-RS), Mauro Aurélio Vannucchi (CPDOC) e Américo Freire (CPDOC). Dia 17 de setembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Entrada gratuita, inscreva-se.

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dia 19 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.