Seg, 07/12/2009 - 15:00
Fundação Getúlio Vargas
I JORNADA DISCENTE DA PÓS-GRADUAÇÃO DO CPDOC

TEXTOS DOS TRABALHOS APRESENTADOS E FOTOS DISPONÍVEIS NO ENDEREÇO DA JORNADA:

O PPHPBC foi criado em 2003 com a primeira turma do Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais, experiência pioneira na área de História. Em 2006, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado obtiveram aprovação da CAPES para funcionar. Motivados pela necessidade de um espaço regular onde pudéssemos discutir nossa produção acadêmica com outros colegas, em especial com o intuito de compartilhar as experiências e as inquietações que permeiam o trabalho de produção intelectual, apresentamos a I Jornada da Pós-Graduação do PPHPBC-CPDOC/FGV.

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, de 15h às 21h, na sede da Fundação Getúlio Vargas (Praia de Botafogo, 190), convidamos os alunos do PPHPBC (mestrado acadêmico e profissional e doutorado) a apresentarem seus trabalhos de pesquisa em mesas organizadas por temas, que refletem as linhas de pesquisa do programa. Cada mesa contará com um professor comentador, que terá como função estabelecer uma ponte entre os trabalhos apresentados e sintetizar o debate proposto.

Uma de nossas preocupações é garantir um espaço de diálogo interno que permita um maior entrosamento entre o corpo discente. Uma importante iniciativa neste sentido é a revista Mosaico, criada no início de 2009, que serve como canal não apenas para publicação dos trabalhos dos alunos, mas de interação e debates. Ao final da jornada, será selecionado um artigo apresentado em cada mesa para ser publicado na revista.

A realização da Jornada vem potencializar a ação deste canal de trocas de experiências já instituído, buscando fortalecer as pesquisas em andamento e também o jovem programa onde elas estão inseridas.

Além das mesas de apresentação de trabalhos, contaremos com a presença de professores e pesquisadores em debates cujos temas guardam relação com as linhas de pesquisa oferecidas pelo programa.

Os alunos da graduação em Ciências Sociais e História do CPDOC-FGV, assim como dos demais cursos de graduação da FGV também estão convidados.

A comunidade externa também é bem-vinda.

Comissão Organizadora da I Jornada do PPHPBC

Veja o programa completo em: http://www.cpdoc.fgv.br/jornadadiscente

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais recebe o historiador Matthew Connelly (Columbia University) para falar sobre o impacto dos novos métodos experimentais da Inteligência Artificial no campo da História e das Ciências Sociais. Dia 3 de julho de 2019, às 14h na sala 1013. Evento gratuito, inscreva-se já.

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convida para palestra, em inglês, com a historiadora Sarah Kovner (Columbia University) sobre como as concepções de gênero e sexualidade no Japão são diferentes ou iguais às do resto do mundo e como elas mudaram ao longo do século 20. Dia 4 de julho de 2019, às 10h na sala 1013. Inscrições gratuitas.