07 nov

15h:00
Auditório 406, Praia de Botafogo, 190
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas FGV CPDOC convida para a palestra “Os técnicos de futebol e as Copas do Mundo: imprensa, narrativa e o imaginário da elite cultural do esporte”, com Filipe Mostaro.

Como foram narrados os treinadores da Seleção Brasileira de futebol pelos jornais nacionais? Para responder a essa pergunta, a pesquisa de Filipe Mostaro, originalmente uma tese de doutorado, analisou uma série sistemática de reportagens de três jornais brasileiros. A apresentação mostra as categorizações usadas nos jornais para se referir à figura do treinador, a partir da análise das relações entre o campo esportivo e os demais campos, além de uma análise qualitativa de tais reportagens. Do “doutor” Píndaro de Carvalho em 1930 à personificação de Zagallo como o “treinador” em 1970, depreende-se que, no universo criado pelos periódicos impressos, era exigido determinado habitus dos indivíduos que ocuparam a função de técnico durante o ritual nacional que é uma Copa do Mundo.

Filipe Mostaro é doutor pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ e professor substituto do Departamento de Jornalismo da mesma universidade; é mestre pelo mesmo programa de pós-graduação e graduado em Comunicação Social pela UFJF, com especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pelo Instituto de Gestão e Comunicação.

Auditório 406, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ