Eventos

05 set

Palestra, LESP

De cidade maravilhosa à cidade olímpica

Data
05/09/2019
Horário
16h:00
Local
Auditório 406 - Praia de Botafogo, 190
Sobre o Evento

Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “De cidade maravilhosa à cidade olímpica: a imagem do Rio de Janeiro como destino esportivo e turístico”, com Maria Alice Nogueira.

O termo “cidade maravilhosa” foi criado há mais de 80 anos e até hoje faz parte do imaginário nacional quando nos referimos ao Rio de Janeiro. A apresentação busca analisar as mudanças de imagem, isto é, as mutações estratégicas no “branding” do Rio de Janeiro e da cidade como um produto de turismo global, desde o momento em que foi escolhida pelo COI para sediar os Jogos Olímpicos de Verão, em 2016. Para ilustrar esse devir olímpico e enfatizar o que os autores chamam de “olhar olímpico” – olympic gaze –, uma análise comparada entre cartazes veiculados por companhias de navegação e companhias aéreas, desde 1910 até 1970, expostas no Museu Histórico Nacional, e cenas da Cerimônia de Abertura da Rio 2016 foi realizada, a partir de uma abordagem histórica e também de marketing e comunicação.

Maria Alice Nogueira é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá e pós-doutoranda da FGV CPDOC

Local

 

Auditório 406 - Praia de Botafogo, 190