Ter, 05/05/2009 - 18:00
Fundação Getulio Vargas, 5º andar, sala 537 (auditório)

PALESTRAS

Movimentos sociais na América Latina: perspectivas comparadas

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC tem o prazer de convidar para o Ciclo de Palestras intitulado: Movimentos sociais na América Latina: perspectivas comparadas, que será ministrado pelo Professora Camille Goirand.

A professora Camille Goirand é doutora em Ciência Política pelo Institut de Études Politiques, Paris; professora do Institut de Études Politiques de Lille; membro do Conselho Editorial da revista Lusotopie e da Revue Internationale de Politique Comparée; membro do Conselho Nacional das Universidades na França e membro do Centro de estudos e pesquisas administrativas, sociais e políticas - CERAPS-CNRS, da Universidade de Lille.

As palestras se darão nas seguintes datas:

• 5/5/2009 – As teorias da ação coletiva: perspectivas e debates
      - definições: ação coletiva, engajamento e mobilização
      - as lógicas das mobilizações: do free rider aos novos movimentos sociais
      - mobilização, democracia e espaço público.

• 7/5/2009 – Movimentos sociais e esquerdas na América Latina
      - as guerrilhas: da luta armada à pacificação
      - a re-estruturação das esquerdas dos anos 1970 aos anos 2000
      - os movimentos sociais em frente as esquerdas de governo.

• 12/5/2009 – Movimentos transnacionais na América Latina
      - da “transnacionalização defensiva” ao “efeito boomerang”
      - as mobilizações altermundialistas na América Latina
      - a difusão transnacional das práticas, do local ao transnacional.

• 14/5/2009 – Do indigenismo ao indianismo: mobilizações e identidades
      - a emergência do “problema” Índio e a construção do regime internacional dos direitos autochtónos
      - mobilizações e protestos Índios
      - políticas da identidade

Horário: Dias 5 e 12, terças e 7 e 14, quintas, das 16h30 às 18h
Local: Fundação Getulio Vargas, 5º andar, sala 537 (auditório)
Praia de Botafogo, 190

O evento é gratuito e será oferecido certificado aos participantes de até três palestras. Em caso de dúvidas, ligue para 3799-5676 ou 3799-5677.

A FGV não permite o acesso
de pessoas com shorts ou bermudas nem com sandálias tipo havaiana.

CPDOC | FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc

Com as professoras Bila Sorj (Sociologia/UFRJ) e Verônica Toste Daflon (Sociologia/UFF). Dia 18 de agosto, às 11h.

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Inscrições abertas.