Convite para evento
Sobre o evento:

Ao estudar a globalização do samba e defender a tese de que os agentes do mundo do samba e do carnaval da cidade do Rio de Janeiro estabelecem pouca conexão com os muitos sambistas estrangeiros espalhados pelo mundo, o pesquisador e professor Jair Martins de Miranda (UNIRIO), lançou mão dos métodos da Análise de Redes Sociais – ARS, da Cartografia, da Pesquisa-Intervenção e da observação participante para pesquisar, no âmbito das Humanidades Digitais, as conexões, redes sociais e comunidades virtuais no mundo do samba e do carnaval. Os resultados da tese, desenvolvida no Programa de pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio UFRJ/IBICT, serão apresentados na palestra “SAMBA GLOBAL: Rede Internacional de Samba e Carnaval”.

Segundo o pesquisador, o mundo do samba desconhece o samba no mundo e não percebe a importância que tem, junto com o carnaval, como agregador de valor à marca que o Brasil projeta para o exterior. Desta forma, entre outros fatores, perde oportunidades de negócios e suas instituições não reivindicam uma política pública de intercâmbio cultural para este segmento. Esta é uma das conclusões da tese de doutorado que o professor e pesquisador Jair Martins de Miranda lança também no inédito formato de uma web-tese colaborativa.

Na web-tese Jair Martins de Miranda deixa espaço aberto à colaboração pública. Ou seja, qualquer pessoa que visite o site (www.sambaglobal.net/web-tese) poderá contribuir com opiniões sobre os temas abordados, tais como a eterna polêmica sobre o que é e qual a origem do samba, o embate entre a tradição e a inovação, além de sua apropriação e reprodução cultural mundo afora.

Este é um evendo do Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD)

Sobre o palestrante:

Jair Martins de Miranda é professor da Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais (LABOGAD), do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, do Grupo de Pesquisa “Memorável Samba” e do Projeto Samba Global.

Leia a matéria sobre a pesquisa divulgada no último dia 3 de abril de 2017: "Carnaval abre passagem para brilhar em terras gringas".

Data e local:

Dia 05 de abril de 2017, às 15h.

Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo (o local é próximo à sede da FGV)

A entrada é gratuita, porém é necessária inscrição prévia através do formulário abaixo.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais recebe o historiador Matthew Connelly (Columbia University) para falar sobre o impacto dos novos métodos experimentais da Inteligência Artificial no campo da História e das Ciências Sociais. Dia 3 de julho de 2019, às 14h na sala 1013. Evento gratuito, inscreva-se já.

A Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convida para palestra, em inglês, com a historiadora Sarah Kovner (Columbia University) sobre como as concepções de gênero e sexualidade no Japão são diferentes ou iguais às do resto do mundo e como elas mudaram ao longo do século 20. Dia 4 de julho de 2019, às 10h na sala 1013. Inscrições gratuitas.