Gender and Sexuality in 20th century Japan

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para palestra aberta, em inglês, com a historiadora Sarah Kovner, que discutirá sobre como as concepções de gênero e sexualidade no Japão são diferentes ou iguais às do resto do mundo e como elas mudaram ao longo do século 20. Kovner usará uma ampla gama de exemplos, abordando inclusive os soldados japoneses na Segunda Guerra Mundial e os profissionais do sexo no Japão do pós-guerra.

Sarah Kovner é pesquisadora sênior no Instituto Arnold A. Saltzman de Estudos de Guerra e Paz da Universidade de Columbia. Estuda o Japão moderno e suas relações com o mundo no século XX. Seus interesses de pesquisa incluem guerra e sociedade, gênero e sexualidade e história internacional.

Atualmente, Kovner está escrevendo uma história de prisioneiros aliados na Guerra do Pacífico. Seu primeiro livro “Ocupando o poder: Trabalhadoras do sexo e militares no pós-guerra do Japão” (em tradução livre), ganhou prêmio da Association of Asian Studies de 2014. Ela publicou artigos nos periódicos Diplomatic History, Journal of Asian Studies e Journal of Women's History. Sarah Kovner recebeu seu Ph.D. da Universidade de Columbia.

Data e local:
  • 4 de julho de 2019, quinta-feira - 10h

• FGV Sede - Auditório 1013, 10º andar, Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).