Qui, 03/10/2019 - 18:30
Sala 406 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

O Projeto "Porto Maravilha": dez anos de transformação urbana e social - Dr Clemens Van Loyen (LMU Munich)

Esta palestra procura fazer um balanço dos discursos e das promessas lançados pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2009, o ano que deu o pontapé no projeto “Porto Maravilha” na antiga região portuária do Rio. Trata-se de uma pesquisa que focaliza tanto a execução das obras materiais quanto nos esforços da prefeitura no âmbito da cultura e do patrimônio afro-brasileiro. Da parte da prefeitura e da mídia hegemônica, o projeto foi rotulado como algo que traria “melhoramentos para todos os cariocas”, especialmente para aqueles que vivem na zona portuária. Porém, o discurso e as práticas oficiais vêm sendo contestados por vários atores da sociedade civil. Esta fala busca revelar debates e discussões em torno de uma ‘vida boa e justa’ na zona portuária, tendo como referência os conceitos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa 'Éticas urbanas' da Universidade de Munique na Alemanha.

Data e Local:
  • Quinta-feira, 3 de outubro de 2019 - 18h30

• Sala 406 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas

Obs: A FGV não permite a entrada de pessoas de bermudas, regatas e/ou chinelos.

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Lista de trabalhos selecionados disponível.

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.