03 out

Palestra, LESP

O que pode um corpo? Performance skatista e direito à cidade

03/10/2019 até 03/10/2019
16h:00 até 18h:00
Sala 406 - Fundação Getulio Vargas
Sobre o Evento

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “O que pode um corpo? Performance skatista e direito à cidade”, com Andréa Casanova Maia.

O advento do skateboarding no Brasil e o desenvolvimento desta prática esportiva transformaram-se em uma legítima manifestação cultural de jovens que vivenciam a conquista de determinados territórios da cidade, antes abandonados ou associados a outros usos, e que não permitiam sua apropriação por praticantes do esporte. Através da memória de skatistas, bem como das referências ao skate em revistas especializadas e na mídia em geral, e ainda através dos acervos privados audiovisuais produzidos pelos próprios depoentes, a apresentação exporá imagens capazes de dizer sobre as práticas culturais da juventude. Esta ainda luta, em seu cotidiano, pelo direito à cidade, à cultura e ao lazer no espaço público.

Andréa Casanova Maia é professora do Instituto de História da UFRJ.

Sala 406 - Praia de Botafogo, 190