Qui, 03/10/2019 - 16:00
Sala 406 - Praia de Botafogo, 190 - Fundação Getulio Vargas
O que pode um corpo? Performance skatista e direito à cidade: esporte e cultura urbana

O O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra “O que pode um corpo? Performance skatista e direito à cidade”, com Andréa Casanova Maia.

O advento do skateboarding no Brasil e o desenvolvimento desta prática esportiva transformaram-se em uma legítima manifestação cultural de jovens que vivenciam a conquista de determinados territórios da cidade, antes abandonados ou associados a outros usos, e que não permitiam sua apropriação por praticantes do esporte. Através da memória de skatistas, bem como das referências ao skate em revistas especializadas e na mídia em geral, e ainda através dos acervos privados audiovisuais produzidos pelos próprios depoentes, a apresentação exporá imagens capazes de dizer sobre as práticas culturais da juventude. Esta ainda luta, em seu cotidiano, pelo direito à cidade, à cultura e ao lazer no espaço público.

Andréa Casanova Maia é professora do Instituto de História da UFRJ.

Data e local:
  • 3 de outubro de 2019, quinta-feira, às 16h
  • Praia de Botafogo, 190, auditório 406, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Lista de trabalhos selecionados disponível.

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.