PREDICTING HISTORY: Using Big Data, AI, and Experimental Methods to Explore the Past

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e o Columbia Global Center no Rio de Janeiro convidam para palestra aberta, em inglês, com o historiador Matthew Connelly, que abordará o impacto do Big Data, da Inteligência Artificial e de métodos experimentais no campo da História e das Ciências Sociais.

Matthew Connelly é professor de história internacional e global na Columbia University, em Nova York. É Ph.D. em História pela Yale University (1997). Em Columbia, ele coordena o “History Lab”, com a missão de usar a ciência de dados para pesquisa social. Ao reunir coleções históricas fragmentadas em um banco de dados comum, o laboratório que coordena faz uso de ferramentas de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina (machine learning) para explorá-las.

Data e local:
  • 3 de julho de 2019, quarta-feira - 14h

• FGV Sede - Auditório 1013, 10º andar, Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A palestra tratará da carreira política de Carlota Pereira de Queiroz (1892-1982). Eleita para a Assembleia Nacional Constituinte, em 3 de maio de 1933, pela “Chapa Única por São Paulo Unido!”, foi a única mulher a assinar a Constituição de 1934, ao lado de 252 constituintes homens.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular na Universidade de São Paulo e Global Professor e Visiting Professor em Princeton. É curadora adjunta para histórias do Masp e colunista do jornal Nexo. Escreveu vários livros, entre eles: “Espetáculo das raças”, “As Barbas do Imperador”, “Lima Barreto triste visionário” e, mais recentemente, “Sobre o autoritarismo no Brasil”. Dentre as várias exposições que curou estão: “A longa viagem da biblioteca dos Reis” (Biblioteca Nacional), “Taunay e seus tristes trópicos” (Museu de Belas Arte e Pinacoteca do Estado de São Paulo), “Histórias Mestiças” (Instituto Tomie Ohtake), “Histórias da sexualidade” (Masp) e “Histórias afro-atlânticas” (Masp).