Qua, 02/09/2020 - 14:00
Online

O Laboratório Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC convida para o Webinar “Descrição do escopo e congruência conceitual das humanidades digitais: uma proposta bibliométrica”, com Renan Castro, analista de Documentação e Informação da FGV CPDOC.

A pesquisa busca compreender o campo das humanidades digitais, quais tipos de relação entre áreas do conhecimento podem se aplicar em sua composição, além de contextualizar esses relacionamentos. A bibliometria constitui-se como técnica adequada de pesquisa, neste caso, possibilitando a análise sobre o campo a partir da literatura e, consequentemente, de seu domínio. Os dados da pesquisa são interpretados por meio de grafos criados com o software VOSViewer.

Renan Castro é doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de História, Política e Bens Culturais da Fundação Getulio Vargas. Além de analista de documentação e informação na FGV CPDOC, também é Conselheiro do CONEARQ, o Conselho Estadual de Arquivos do Rio de Janeiro.

Data e local:
  • Quarta-feira, 2 de setembro de 2020, às 14h
  • Webinar gratuito. O link será disponibilizado após inscrição

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.