Ter, 01/12/2020 - 09:00
Café com Arquivo: acervos audiovisuais em debate

Na primeira parte, das 9h às 12h, teremos a mesa de abertura com a palestra “O acervo audiovisual de Max Stahl e a independência de Timor-Leste: Patrimônio e Identidade, História e Memória” do professor Marcelo Nogueira de Siqueira (UNIRIO e UC).

A apresentação abordará a importância do acervo que foi determinante para a independência de Timor-Leste no início do século XXI. Ele é o registro de toda a luta de resistência dos anos 90 contra a ocupação do país. Ganhou o título de Memória do Mundo - Internacional pela UNESCO e é um exemplo único de como um acervo audiovisual pode influenciar na memória e na história de um povo. Atualmente, a Universidade de Coimbra custodia o acervo digital e promove seu tratamento técnico.

Já na parte da tarde, das 14h às 17h teremos duas mesas de comunicações com a apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes pós-graduandos, professores, pesquisadores e profissionais sobre acervos audiovisuais, memória institucional, preservação e cultura.

O projeto de extensão está em seu terceiro ano de atividades e é fruto da parceria entre a coordenação de Documentação da FGV CPDOC e o Departamento de Arquivologia da UNIRIO. Coordenam o projeto Daniele Amado, coordenadora de Documentação do CPDOC e a Professora da UNIRIO, Fernanda Monteiro.

DATA E LOCAL:
  • Dia 01 de dezembro de 2020.
  • Webinar gratuito. O link será disponibilizado após inscrição

PROGRAMAÇÃO:

9h às 12h - Mesa de Abertura

Mediadoras: Daniele Amado - Coordenadora de Documentação (FGV CPDOC) e Fernanda Monteiro – Professora do Departamento de Arquivologia (UNIRIO)

Palestrante: Marcelo Nogueira de Siqueira - Professor (UNIRIO e Universidade de Coimbra)

14h às 17h – Mesas de Comunicação

Primeira Mesa: Acervos Audiovisuais e Cultura

1. Roberto Lopes Dos Santos Jr – Professor da Faculdade de Arquivologia (UFPA).
    "Bootlegs e arquivos: quando a 'pirataria' se transforma em documento"
  2. Thais Blank - Doutora em Comunicação e Cultura. Professora (FGV CPDOC).
    "Imagens privadas em arquivos públicos: estratégias e políticas de patrimonialização do cinema doméstico"
  3. Isis Carolina Garcia Bispo - Mestra em Ciências da Religião e mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento (UFS).
    "Representação descritiva voltada para acervo de imagem em movimento: Manual de melhores práticas para recuperação da informação cinematográfica"

Segunda Mesa: Acervos Audiovisuais e Memória Institucional

1. Danielle Ribeiro da Silva - Técnica Universitária Superior – Bibliotecária (UERJ).
    "O Acervo De Memória Audiovisual Da Uerj: O Trabalho Do Núcleo De Memória Audiovisual Do CTE"
  2. Walter da Silva Pereira Junior - Ex-componente do Departamento Cultural do G.R.E.S. Portela. Mestrando em Memória e Acervos (FCRB).
    "Memórias dos portelenses: um acervo de história oral em uma escola de samba"
  3. Daniela Pinheiro da Silva - Pesquisadora da Rede Globo. Mestrado acadêmico.
    "Arquivos Audiovisuais E Suas Adaptações Tecnológicas: Panorama e Análise do Acervo Rede Globo - Projeto Vídeo Show"

Mesa redonda com os profs. Celso Castro (FGV), Hebe Matos (UFF e UFJF) e Maria Fernanda Rollo (HTC-CFE e NOVA FCSH). Dia 26 de novembro de 2020 às 10h.

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate" realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 01 de dezembro. Inscreva-se gratuitamente.