Outro
Qua, 29/05/2019 - 14:00
Casa Acervo CPDOC | Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) convida para sessão sobre o projeto "Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940)", coordenado pelo professor Luis Ferla (Unifesp).

O projeto desenvolveu e disponibilizou uma base cartográfica digital histórica da cidade de São Paulo, referente ao período de sua modernização urbano-industrial (1870-1940). O evento tem por objetivo discutir a plataforma online, difundir o seu uso e motivar a participação de estudiosos do tema. A base cartográfica digital vem associada a uma interface que permite a interatividade de pesquisadores interessados, de forma a que estes possam alimentar a base disponibilizada com eventos espacializáveis de suas próprias investigações. Dessa forma, pesquisadores interessados podem produzir mapas e visualizações de suas respectivas pesquisas, a partir da base fornecida, ao mesmo tempo em que acabam por enriquecer a base disponibilizada com as informações que terão alimentado ao sistema.

A tecnologia e a metodologia desenvolvidas - a plataforma está em versão beta - estão disponíveis para pesquisadores interessados em outros recortes temporais e espaciais. Pretende-se, assim, criar as condições para o enriquecimento das abordagens da história de São Paulo daquele período, ao mesmo tempo em que se busca estimular projetos similares para outras cidades e tempos, fazendo-o em conformidade com os mais recentes e interessantes desdobramentos das chamadas humanidades digitais, voltados ao trabalho colaborativo e à livre circulação do conhecimento.

O projeto foi contemplado pela chamada eScience da Fapesp, e é uma parceria entre os campus Guarulhos (grupos Hímaco e CAPPH) e São José dos Campos da Unifesp, a Emory University, o Arquivo do Estado e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com co-coordenação de Karine Reis Ferreira.

Sobre o professor:

Luis Ferla atua no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. É colaborador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada do INPE. Coordena o Grupo de Pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores) desde agosto de 2010 e do lab.hum - Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp desde março de 2018. Sua agenda de pesquisa inclui história da ciência, história do corpo e história da cidade. Desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Foi pesquisador visitante no Departamento de História de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, en Madrid, em 2007 e 2010, no Spatial History Laboratory, da Stanford University, em 2012, e no History Department da Emory University, em 2019.

Data e local:
  • 29 de maio de 2019, quarta-feira - 14h00

• Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com Edson Alves Jr. (Botafogo), Juliana Viana e Taísa Pires (Flamengo), Dhaniel Cohen (Fluminense) e Walmer Santanta (Vasco) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 21 de novembro de 2019, às 14h, auditório 308. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Paula Mariane (PUC-Campinas) no âmbito dos Laboratórios de Estudos sobre Militares (LEM) e de Estudos da Cultura Visual (LECV). Dia 26 de novembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Inscreva-se gratuitamente.

Organizado pelos professores Américo Freire, Francisco Carlos Palomanes Martinho e Marco Aurélio Vannucchi. Dia 03 de dezembro de 2019, às 19h, na Blooks Livraria - Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), Botafoto - Rio de Janeiro.