Além do festival de cinema indígena, o documentário também foi selecionado para o 48º Encontro Anual da ANPOCS, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
O filme, que concorre na categoria longa-metragem, estreou no dia 30 de julho em uma sessão especial realizada na sede da FGV no Rio de Janeiro. Dirigido por Andressa Iremex Apinajé, Celso Castro, Gabriel Cardoso, Laura Guimarães e Odair Giraldin, o longa retrata o retorno do antropólogo Roberto DaMatta, após mais de 40 anos para o Território Apinajé.
Nos anos 1960, DaMatta realizou um trabalho de campo no Território Apinajé e acumulou um acervo de fotografias, áudios e um filme em Super 8 sobre a cultura Apinajé. Em 2022, ele doou este arquivo pessoal ao FGV CPDOC, que deu origem ao projeto em colaboração com o Povo Apinajé, cujo objetivo é constituir um patrimônio histórico cultural, a fim de reforçar a importância histórica, cultural e pessoal dos Apinajé.
Durante o reencontro do antropólogo com o Povo Apinajé, o documentário demonstra características fundamentais dos costumes e da cultura Apinajé, acompanhado de entrevistas e relatos tanto do DaMatta, quanto dos indígenas, que tiveram contato nos anos 1960 com o antropólogo, ou ouviram falar sobre ele através das gerações.
O diretor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) e codiretor do documentário, Celso Castro, ressalta que as imagens foram capazes de capturar momentos não apenas históricos, mas também de grande emoção: “Trata-se de projeto permeado, desde o início, por muitas emoções de parte a parte, bem como de vários (re)encontros. Estamos muito felizes com a colaboração com o Povo Apinajé e com os resultados espetaculares que esse projeto já obteve. Trata-se de um marco não apenas para o CPDOC, mas para a FGV como um todo.”.
Saiba mais sobre o festival Cine Kurumin.
48º Encontro Anual da ANPOCS
Além da mostra do Cine Kurumin, o documentário (Re)Encontros Akupӯnh awjanã, juntamente com o ensaio fotográfico “Espelhos da memória: imagens de arquivo e o resgate do passado” foram selecionados para o 48º Encontro Anual da ANPOCS, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. O encontro ocorre de 16 a 18 de outubro de modo virtual e entre 23 e 25 de outubro de modo presencial no campus da UNICAMP, Campinas – SP.
Com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo Federal e Fundação José Luiz Edygio Setúbal, a programação do evento inclui painéis de palestras, mesas-redondas, apresentação de papers acadêmicos, lançamento de livros, além da mostra de fotografias e exposição de vídeos. Para saber mais, acesse o site.
Para saber mais sobre a conquista do Prêmio Pierre Verger, e conferir o ensaio fotográfico na íntegra, clique neste link.