O projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais” visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História, além de promover a inovação pedagógica e em projetos de humanidades digitais. Documentos textuais, fotografias, modelos 3D, áudio e vídeo são fontes de informações relevantes para a pesquisa social. Nesse sentido, a colaboração entre a Ciência de Dados e as Humanidades é um desafio premente, sobretudo no que tange a escalabilidade das análises e coloca a FGV na fronteira da produção de conhecimento em nível internacional.
As inscrições vão até 17 de março e as modalidades de bolsa incluem mobilidade do exterior para o Brasil, como no caso das bolsas de pesquisador visitante, pós-doutorado e jovem talento, voltadas para pesquisadores interessados em uma estadia na FGV CPDOC no Rio de janeiro, e do Brasil para o exterior, com as bolsas de doutorado sanduíche, pesquisador visitante júnior e pesquisador visitante sênior, voltadas para a comunidade interna da Escola de Ciências Sociais.
O projeto cobre metodologias computacionais como mineração de texto e estudos de corpora, inteligência artificial e aprendizado de máquina, SIGs e análise espacial, bancos de dados para pesquisa histórica, coleções digitais (na comunidade GLAM - “galleries, libraries, archives, and museums”) e literacia digital. Em três anos de projeto (2019 a 2021), já foram estabelecidas parcerias com 17 instituições estrangeiras em 10 países, com implementação de 19 bolsas de mobilidade outgoing e quatro bolsas de mobilidade incoming.
Os resultados e produtos do projeto incluem publicações, produção audiovisual, oferta de disciplinas na FGV CPDOC e para o público mais amplo, além de organização de eventos e participação em eventos. Em 2020, o projeto foi votado como o “destaque FGV” no âmbito do programa CAPES-PrInt, devido aos objetivos já alcançados até o momento.
Em 2022, o projeto busca consolidar a posição da FGV na vanguarda de um campo transdisciplinar e desafiador, que responde a pressões impostas pela expansão do volume de dados digitais, por barreiras culturais, educacionais e de infraestrutura computacional, com atenção especial à promoção da excelência acadêmica, à redução de desigualdades e à promoção do desenvolvimento socioeconômico.