Seleção de Bolsista - Treinamento Técnico (TT1)

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e o Museu do Futebol, por meio do seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), selecionam 1 bolsista para participar do projeto de pesquisa “Jornalismo esportivo e história comparada da imprensa no Brasil: políticas editoriais, crônicas esportivas e a representação do torcedor de futebol nos periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Anos 1940-1960)”, pelo período de 1 ano (12 meses), a iniciar-se em fevereiro de 2019. As atividades previstas e os requisitos para os interessados encontram-se a seguir.

Requisitos e etapas do processo de seleção:
  • Perfil do candidato: bacharelado em andamento nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação Social ou História em universidades públicas ou privadas. O candidato deve estar cursando entre o 5ª e o 7ª período no primeiro semestre de 2019.

• Inscrição: Enviar CV e Histórico Universitário para cpdoc.sp@fgv.br até o dia 15 de fevereiro de 2019

• 1ª Fase: Análise de currículo (CV) e Histórico Universitário atualizado (2018.2).

• 2ª Fase: Entrevista – 22.02.2019 (Local: Museu do Futebol – CRFB – Praça Charles Miller, Pacaembu, s/n)

• Divulgação do resultado: 25.02.2019

• Valor da bolsa Fapesp: R$439,60

• Horas de dedicação semanal: 15h

Plano de Trabalho para as Bolsas de Treinamento Técnico solicitadas – TT1
  • Título do Projeto de Bolsa (TT1):Pesquisando em arquivos: levantamento e sistematização de informações jornalísticas em periódicos esportivos”.

• Resumo: Os objetivos da bolsa para o Projeto consistem no processo de aprendizagem e familiarização do candidato no levantamento de fontes, na metodologia da consulta em arquivos e em sua sistematização para posterior análise. A finalidade é a de que o candidato se capacite nas etapas elementares de reunião de dados, necessárias para a compilação jornalística dos editorais, das crônicas esportivas, bem como da representação do torcedor de futebol. Um dos pré-requisitos é o acompanhamento e a discussão do processo de pesquisa com o pesquisador responsável e com os pesquisadores associados. O tratamento com fontes escritas e arquivísticas requer os cuidados críticos necessários em toda a atividade heurística. Assim, o candidato deve-se mostrar apto a filtrar as informações requeridas para a realização do Projeto, assim como saber discernir os elementos seletivos e construtivos da escrita jornalística, com suas ideologias e visões de mundo embutidas nas reportagens veiculadas.

processo_seletivo_tt1.pdf

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Com a professora Karina Echavarria (University of Brighton), sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Dia 23 de setembro de 2019, às 16h, auditório 317. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19 29/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Christian Schwartz (USP) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 10 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo