Seleção de Bolsista - Treinamento Técnico (TT1)

A Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC) e o Museu do Futebol, por meio do seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), selecionam 1 bolsista para participar do projeto de pesquisa “Jornalismo esportivo e história comparada da imprensa no Brasil: políticas editoriais, crônicas esportivas e a representação do torcedor de futebol nos periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Anos 1940-1960)”, pelo período de 1 ano (12 meses), a iniciar-se em fevereiro de 2019. As atividades previstas e os requisitos para os interessados encontram-se a seguir.

Requisitos e etapas do processo de seleção:
  • Perfil do candidato: bacharelado em andamento nas áreas de Ciências Sociais, Comunicação Social ou História em universidades públicas ou privadas. O candidato deve estar cursando entre o 5ª e o 7ª período no primeiro semestre de 2019.

• Inscrição: Enviar CV e Histórico Universitário para cpdoc.sp@fgv.br até o dia 15 de fevereiro de 2019

• 1ª Fase: Análise de currículo (CV) e Histórico Universitário atualizado (2018.2).

• 2ª Fase: Entrevista – 22.02.2019 (Local: Museu do Futebol – CRFB – Praça Charles Miller, Pacaembu, s/n)

• Divulgação do resultado: 25.02.2019

• Valor da bolsa Fapesp: R$439,60

• Horas de dedicação semanal: 15h

Plano de Trabalho para as Bolsas de Treinamento Técnico solicitadas – TT1
  • Título do Projeto de Bolsa (TT1):Pesquisando em arquivos: levantamento e sistematização de informações jornalísticas em periódicos esportivos”.

• Resumo: Os objetivos da bolsa para o Projeto consistem no processo de aprendizagem e familiarização do candidato no levantamento de fontes, na metodologia da consulta em arquivos e em sua sistematização para posterior análise. A finalidade é a de que o candidato se capacite nas etapas elementares de reunião de dados, necessárias para a compilação jornalística dos editorais, das crônicas esportivas, bem como da representação do torcedor de futebol. Um dos pré-requisitos é o acompanhamento e a discussão do processo de pesquisa com o pesquisador responsável e com os pesquisadores associados. O tratamento com fontes escritas e arquivísticas requer os cuidados críticos necessários em toda a atividade heurística. Assim, o candidato deve-se mostrar apto a filtrar as informações requeridas para a realização do Projeto, assim como saber discernir os elementos seletivos e construtivos da escrita jornalística, com suas ideologias e visões de mundo embutidas nas reportagens veiculadas.

processo_seletivo_tt1.pdf

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

»

A Revista Estudos Históricos foi eleita o melhor periódico acadêmico, no Brasil, da área de História e quarto melhor do mundo. Convidamos os interessados para que enviem seus trabalhos para o próximo Dossiê "Humanidades Digitais". O Prazo de submissão é até o dia 1 de agosto de 2019.

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC promoverá a VIII Jornada Discente, momento em que mestrandos e doutorandos apresentarão seus trabalhos em andamento. Inscrições abertas.