Processo Seletivo para Bolsista - CPDOC/SP

Comunicamos que os nomes abaixo foram classificados no processo seletivo de bolsista para o Núcleo de Audiovisual e Documentário. O primeiro nome da da lista será chamado para ocupar a vaga imediatamente. Os outros classificados poderão ser contactados futuramente.

• João Batista Teófilo Silva
  • João Pedro de Azevedo Machado Mota
  • Larissa Maine

Bolsista para atuar no Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC

Sobre o Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC:
Criado em 2006 como iniciativa ligada à Escola de Ciências Sociais, o Núcleo pretende, desde sua origem, ser um laboratório que proporcione aos alunos a familiarização e a experimentação com recursos audiovisuais. Nos últimos anos o Núcleo de Audiovisual e Documentário passou a se envolver com outros projetos desenvolvidos no CPDOC – a pesquisar para projetos e entrevistas, dar suporte em filmagens de depoimentos e eventos acadêmicos, editar o material audiovisual a partir daí gerado, produzir o Cineclube FGV e realizar documentários em parceria com pesquisadores e professores de diferentes Escolas da Fundação Getulio Vargas.

Estas atividades, que são parte integrante das rotinas do CPDOC, estendem-se agora à coordenação do CPDOC em São Paulo, que leva a expertise dos pesquisadores do CPDOC à capital paulista, promovendo pesquisas e atividades acadêmicas, tais como aulas, palestras e debates públicos.

O CPDOC oferece em São Paulo a Pós-Graduação em Cinema Documentário e os MBAs em Relações Internacionais e em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão.

A vaga:
Será oferecida uma (1) vaga de bolsista direcionada às seguintes funções:

• Filmagem de entrevistas de história oral realizadas no âmbito dos diferentes projetos desenvolvidos pelos pesquisadores.
  • Filmagem de palestras e eventos organizados pelo CPDOC.
  • Edição audiovisual de entrevistas de história oral e documentários realizados em parceria com pesquisadores e alunos da Escola de Ciências Sociais / CPDOC em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • Produção do Cineclube FGV.

Competências desejadas:

• Conhecimento básico de programa de edição de vídeo.
  • Conhecimento básico de gravação de imagem e som.
  • Interesse pelo universo do audiovisual e da pesquisa acadêmica.
  • Iniciativa; criatividade; disciplina e organização.

Pré-requisito: Estar regularmente inscrito em curso de pós-graduação nas áreas de: Ciências Sociais; Cinema; Comunicação Social ou História.

O processo seletivo: A seleção terá duas etapas: análise de CV e de carta de motivação e entrevista.

Outras informações:

• Local de trabalho: São Paulo (Av. Paulista)
  • Remuneração: bolsa-auxílio no valor de R$1.500,00
  • Carga horária de 30 horas semanais
  • Início: abril de 2015

Inscrições até às 23:59 do dia 12 de março de 2015 com envio de (1) currículo e (2) carta de motivação para o email cpdoc.sp@fgv.br.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Com a professora Karina Echavarria (University of Brighton), sobre como comunidades locais podem se conectar significativamente ao patrimônio cultural local por meio de experiências criativas e digitais. Dia 23 de setembro de 2019, às 16h, auditório 317. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19 29/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.

Palestra com a professora Andréa Casanova Maia (UFRJ) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 3 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com Christian Schwartz (USP) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 10 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Palestra com André Alexandre Couto (professor do CEFET-Rio) no âmbito do Laboratório de Estudos do Esporte (LESP). Dia 17 de outubro de 2019, às 16h, auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

Evento promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, contará com a presença do prof. Celso Castro (CPDOC/FGV) e outras autoridades para debate sobre o tema. Dia 30 de outubro de 2019, às 9h, na sala de cursos da FCRB, Rua São Clemente, 134, Botafogo