EDITAL DE VAGA DE PESQUISADOR BOLSISTACPDOC/SP

Sobre o CPDOC

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas – FGV/CPDOC, criada a partir do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, tem o objetivo de abrigar conjuntos documentais relevantes para a história recente do país, desenvolver pesquisas em sua área de atuação e promover cursos de graduação e de pós-graduação.

Desde 2009, a Escola de Ciências Sociais/CPDOC abre espaço ao desenvolvimento de suas atividades rotineiras também na capital paulista. Tendo à frente o Professor Oliver Stuenkel, a coordenação leva a expertise dos pesquisadores do CPDOC a São Paulo, promovendo pesquisas e atividades acadêmicas, tais como aulas, palestras e debates públicos.

É através do CPDOC que se efetiva em São Paulo a presença e a atuação do Centro de Relações Internacionais da FGV, que visa estimular o debate público sobre as principais questões internacionais contemporâneas. O Centro de Relações Internacionais organiza regularmente debates abertos e gratuitos e também se envolve com projetos de pesquisa. Oferece ainda aos alunos de graduação de todas as escolas da FGV em São Paulo a Formação Complementar em Relações Internacionais.

Os interessados deverão enviar um breve memorial acadêmico (max. 3 páginas) acompanhado de currículo lattes, comprovante de titulação acadêmica e uma proposta de um programa de curso da disciplina de Teoria das Relações Internacionais.

O CPDOC oferece em São Paulo os MBAs em Relações Internacionais e em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, e a Pós-Graduação em Cinema Documentário.

A vaga

Será oferecida uma (1) vaga de bolsista direcionada às seguintes funções:

• Envolvimento com os projetos de pesquisa conduzidos pelo CPDOC na área das Relações Internacionais, em suas diversas etapas (pesquisa, organização e sistematização de dados, participação em entrevistas e processamento dos conteúdos gerados);
  • Apoio na organização de eventos acadêmicos;
  • Apoio à coordenação do CPDOC em São Paulo.

Qualificações desejadas

• Mestrado ou doutorado em andamento em Ciências Sociais, História, Relações Internacionais, Administração Pública, Direito;
  • Fluência no inglês falado e escrito.

Competências desejadas

• Interesse em conduzir projetos de pesquisa acadêmica na área das relações internacionais;
  • Excelente capacidade de expressão oral e escrita;
  • Pensamento crítico e independente;
  • Disciplina, organização, bom gerenciamento de tempo;
  • Responsabilidade na execução de tarefas e projetos.

O processo seletivo

A seleção terá duas etapas: análise de CV e carta de motivação; e entrevista com coordenação do CPDOC em São Paulo + prova escrita em português e inglês.

• Local de trabalho: São Paulo (Av. Paulista);
  • Remuneração: bolsa-auxílio no valor de R$ 1.500,00
  • Carga horária de 30 horas semanais (9h às 16h, com 1h de almoço);
  • Início na segunda quinzena de setembro de 2014

Os interessados devem enviar: (1) carta de motivação (até 1 página) e (2) currículo (CV) para cpdoc.sp@fgv.br até às 17h00 do dia 10 de setembro de 2014.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dias 19 e 20 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.