PROFESSOR HORISTA PARA A DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL

Professora selecionada:

- CAROLINA COELHO FORTES

CHAMADA PÚBLICA PARA PROCESSO SELETIVO:

A Escola Superior de Ciências Sociais / CPDOC/FGV informa a abertura de processo seletivo para a contratação de um professor horista para a disciplina História da Idade Média, a ser ministrada no segundo semestre letivo do ano de 2010

Os candidatos deverão apresentar experiência docente ou de pesquisa na área de concentração História da Idade Média do Ocidente e comprovante de titulação acadêmica (mestrado ou doutorado). Os interessados deverão enviar um breve memorial acadêmico acompanhado de currículo e de uma proposta de programa/bibliografia para o curso em questão - prevendo a programação diária de atividades acadêmicas (28 sessões de 1h50). A montagem deste curso deve ser norteada pelos princípios básicos expressos na ementa e nos objetivos destacados abaixo

As inscrições devem ser enviadas (até a data de 07/05/2010) para o endereço eletrônico gradcshist@fgv.br

História Medieval

• Ementa: A Europa latina e a pressão das migrações bárbaras; fragmentação e isolamento: a granulação da sociedade européia no século VI; a economia agrária e as novas formas de organização social; milenarismo e institucionalização da Igreja; as bases sócio-econômicas do sistema feudal; senhorio e feudalidade e as representações do imaginário medieval; a aglutinação dos novos reinos europeus; as formas de disseminação do saber: universidades e ordens clericais; arte e Literatura nos séculos XII e XIV: a emergência da individualidade; circulação e acumulação: novos parâmetros para o desenvolvimento econômico; a crítica aos modelos teocêntrico e teocrático: novos sistemas filosóficos e políticos.

• Objetivos: O objetivo deste curso é discutir os processos de transformações social, econômica, cultural e política que tiveram lugar no Ocidente no período compreendido entre os séculos VI e XV. Para tal, se buscará, a princípio, uma discussão conceitual e historiográfica acerca da pertinência das generalizadas demarcações cronológicas e cognitivas da chamada “Idade Média”. Com a percepção do processo de fragmentação das antigas estruturas políticas e sociais do Império Romano, será possível a compreensão do processo de insulamento e atomização dos grupos sociais que se organizam a partir da presença dos elementos “bárbaros” nas novas fronteiras da Europa. Na dinâmica do processo de organização social e econômica dos diferentes domínios, senhorios e reinos, se discutirá a construção da chamada Sociedade Feudal e dos novos padrões sociais e culturais que dão base ao mundo moderno.

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Um papo sobre o curso, as disciplinas, possibilidades de intercâmbios e oportunidades de estágio e iniciação científica.. Dia 14 de outubro às 14h30.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.