Edital de seleção de bolsista para Núcleo de Audiovisual e Documentário - CPDOC/SP

Sobre o Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC

C riado em 2006 pela Direção do CPDOC como iniciativa ligada à Escola de Ciências Sociais, o Núcleo pretende, desde sua origem, ser um laboratório que proporcione aos alunos a familiarização e a experimentação com recursos audiovisuais. Nos últimos anos, o Núcleo de Audiovisual e Documentário passou a se envolver com outros projetos desenvolvidos no CPDOC – pesquisar para projetos e entrevistas, dar suporte em filmagens de depoimentos e eventos acadêmicos, editar o material audiovisual a partir daí gerado, produzir o Cineclube FGV e realizar documentários em parceria com pesquisadores e professores de diferentes Escolas da Fundação Getulio Vargas.

Estas atividades, que são parte integrante das rotinas do CPDOC, estendem-se a partir de agora à coordenação do CPDOC em São Paulo. Tendo à frente o Professor Oliver Stuenkel, a coordenação leva a expertise dos pesquisadores do CPDOC a São Paulo, promovendo pesquisas e atividades acadêmicas, tais como aulas, palestras e debates públicos.

O CPDOC oferece em São Paulo, entre outros, os MBAs em Relações Internacionais, em Cinema Documentário e em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão.

A vaga

Será oferecida uma vaga de bolsista direcionada às seguintes funções:

• Filmagem de entrevistas de história oral realizadas no âmbito dos diferentes projetos desenvolvidos pelos pesquisadores.
  • Filmagem de palestras e eventos organizados pelo CPDOC.
  • Edição audiovisual de entrevistas de história oral e documentários realizados em parceria com pesquisadores e alunos da Escola de Ciências Sociais / CPDOC em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • Produção do Cineclube FGV

Competências desejadas

• Conhecimento básico de programa de edição de vídeo
  • Conhecimento básico de gravação de imagem e som.
  • Interesse pelo universo do audiovisual e da pesquisa acadêmica.
  • Iniciativa; criatividade; disciplina e organização.

Pré requisito

• Estar regularmente inscrito em curso de pós-graduação stricto sensu nas áreas de: Ciências Sociais; Cinema; Comunicação Social ou História.

O processo seletivo

• A seleção terá duas etapas: análise de CV e de carta de motivação e entrevista.

• Local de trabalho: São Paulo (Av. Paulista)
  • Carga horária de 30 horas semanais
  • Remuneração: bolsa no valor de R$ 1.500,00
  • Início: abril de 2016

Os interessados devem enviar:

• Carta de motivação (até 1 página)
  • Currículo (CV) para cpdoc.sp@fgv.br até as 23h59 do dia 27 de março de 2016.

Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais

»

A revista discente do Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC convida os interessados para que enviem seus trabalhos para o dossiê '130 anos de abolição no Brasil: Permanências e transformações'. O prazo para submissão é 21 de agosto de 2018.

Sessão do Cineclube FGV com exibição do filme "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, seguida de debate com as realizadoras. Dia 30 de agosto de 2018, às 18h. Auditório 415 da Fundação Getulio Vargas - Praia de Botafogo, 190. Entrada gratuita.

Alunos de graduação e pós-graduação estão convidados a submeterem propostas de realização de documentários com a temática "Mulheres na História". Os selecionados participarão de oficinas e terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Submissão de propostas até 31 de agosto de 2018. Clique para saber mais.

Será realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, de 8 a 11 de janeiro de 2019. A IDPPA é uma aliança global entre 9 instituições do Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Malásia e Tailândia, que tem o propósito de conectar estudiosos e profissionais das principais economias emergentes para colaborar nas áreas de pesquisa, ensino e ação política. Submissões de trabalho até 15 de setembro de 2018.

Temas e prazos:

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas

• Prazo de submissão entre 01/09/2018 a 01/11/2018
  • Lançamento em 01/04/2019

Nº 67: História das Ciências Humanas e Sociais

• Prazo de submissão entre 01/01/2019 a 01/03/2019
  • Lançamento em 01/08/2019

Evento promovido pela Rede Internacional de Análise do Corporativismo e da Organização de Interesses (NETCOR), entre os dias 22 e 24 de outubro de 2018.