Edital de seleção de bolsista para Núcleo de Audiovisual e Documentário - CPDOC/SP

Sobre o Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC

C riado em 2006 pela Direção do CPDOC como iniciativa ligada à Escola de Ciências Sociais, o Núcleo pretende, desde sua origem, ser um laboratório que proporcione aos alunos a familiarização e a experimentação com recursos audiovisuais. Nos últimos anos, o Núcleo de Audiovisual e Documentário passou a se envolver com outros projetos desenvolvidos no CPDOC – pesquisar para projetos e entrevistas, dar suporte em filmagens de depoimentos e eventos acadêmicos, editar o material audiovisual a partir daí gerado, produzir o Cineclube FGV e realizar documentários em parceria com pesquisadores e professores de diferentes Escolas da Fundação Getulio Vargas.

Estas atividades, que são parte integrante das rotinas do CPDOC, estendem-se a partir de agora à coordenação do CPDOC em São Paulo. Tendo à frente o Professor Oliver Stuenkel, a coordenação leva a expertise dos pesquisadores do CPDOC a São Paulo, promovendo pesquisas e atividades acadêmicas, tais como aulas, palestras e debates públicos.

O CPDOC oferece em São Paulo, entre outros, os MBAs em Relações Internacionais, em Cinema Documentário e em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão.

A vaga

Será oferecida uma vaga de bolsista direcionada às seguintes funções:

• Filmagem de entrevistas de história oral realizadas no âmbito dos diferentes projetos desenvolvidos pelos pesquisadores.
  • Filmagem de palestras e eventos organizados pelo CPDOC.
  • Edição audiovisual de entrevistas de história oral e documentários realizados em parceria com pesquisadores e alunos da Escola de Ciências Sociais / CPDOC em São Paulo e no Rio de Janeiro.
  • Produção do Cineclube FGV

Competências desejadas

• Conhecimento básico de programa de edição de vídeo
  • Conhecimento básico de gravação de imagem e som.
  • Interesse pelo universo do audiovisual e da pesquisa acadêmica.
  • Iniciativa; criatividade; disciplina e organização.

Pré requisito

• Estar regularmente inscrito em curso de pós-graduação stricto sensu nas áreas de: Ciências Sociais; Cinema; Comunicação Social ou História.

O processo seletivo

• A seleção terá duas etapas: análise de CV e de carta de motivação e entrevista.

• Local de trabalho: São Paulo (Av. Paulista)
  • Carga horária de 30 horas semanais
  • Remuneração: bolsa no valor de R$ 1.500,00
  • Início: abril de 2016

Os interessados devem enviar:

• Carta de motivação (até 1 página)
  • Currículo (CV) para cpdoc.sp@fgv.br até as 23h59 do dia 27 de março de 2016.

NOSSAS REDES
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle

De 16 a 20 de setembro, alunos de Ensino Médio podem assistir às aulas regulares da graduação em Ciências Sociais da FGV, junto com nossos alunos e professores. Inscreva-se!

Os laboratórios de Estudos Políticos (LEP) e de Estudos sobre Instituições (LEI) do CPDOC convidam para o painel que contará com a presença dos professores Francisco Martinho (USP), Luciano Abreu (PUC-RS), Mauro Aurélio Vannucchi (CPDOC) e Américo Freire (CPDOC). Dia 17 de setembro de 2019, às 14h, auditório 1027. Entrada gratuita, inscreva-se.

Palestra com o professor Diego Sanches Corrêa (Universidade Federal do ABC) no âmbito do Laboratório de Estudos Políticos (LEP). Dia 19 de setembro de 2019, às 14h, auditório  306. Entrada gratuita, inscreva-se.

Qual o lugar do cientista social no século XXI? O evento, que acontece no âmbito da semana "CPDOC de Portas Abertas" trará convidados que debaterão as diversas possibilidades de carreira que o curso de Ciências Sociais apresenta. Dia 19 de setembro de 2019. Inscreva-se gratuitamente.

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) convida para a exibição do documentário "Torcedores", seguida por debate com seu diretor Édison Gastaldo, antropólogo do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CPF/FDC). Dia 19 de setembro de 2019, às 16h, no auditório 406. Inscreva-se gratuitamente.

O Núcleo de Audiovisual e Documentário e o Programa de História Oral convidam interessados a submeterem propostas de realização de documentários de curta metragem (até 15 min.), explorando o tema “Mundo do Trabalho” e tendo como ponto de partida o acervo do CPDOC. Inscrições abertas até 22/09/19. Baixe o edital completo, acesse os links dos projetos indicados e mande sua proposta!

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) do CPDOC convida para a palestra com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos. Dia 30 de setembro de 2019, às 10h30, sala 418. Entrada gratuita. Inscreva-se.

Inscrições abertas para o Curso BitCurator, que acontece entre os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2019. Uma parceria IMS e FGV CPDOC.