É com profundo pesar que o CPDOC da Fundação Getulio Vargas comunica o falecimento de Alzira Alves de Abreu, ocorrido no dia 5/3/2023, em Paris.
Nascida em 1936, Alzira formou-se em História e Geografia pela Faculdade Nacional de Filosofia em 1958. Professora de Sociologia do IFCS da UFRJ, após a decretação do AI-5 Alzira foi para a França, onde defendeu sua tese de doutorado. De volta ao Brasil em 1973, tornou-se pesquisadora do CPDOC, instituição na qual coordenou o projeto do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, obra de referência cuja primeira edição é de 1984. Foi coordenadora geral do CPDOC de 1985 a 1989 e diretora de 1990 a 1994. Vivendo entre o Rio e Paris, Alzira dedicou-se principalmente ao estudo dos intelectuais e da imprensa, tema sobre o qual publicou vários trabalhos. Dirigiu também a editora da FGV. Alzira continuou como pesquisadora associada do CPDOC até sua morte.
Uma entrevista de história-de-vida com Alzira pode ser consultada em https://lnkd.in/gcfhXTe3
A tristeza dos colegas do CPDOC pela notícia de seu falecimento não diminui a satisfação de termos convivido por tanto tempo com uma colega tão querida e muito dedicada à instituição.