A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  WALDIR PERES
Waldir Peres

Nasceu no dia 02 de janeiro de 1951, na cidade de Garça – SP. Estreou como jogador profissional em 1969, no time da cidade. Em agosto do ano seguinte, foi para a Ponte Preta – SP e despontou como revelação. Em 1973 ganha projeção nacional com a transferência para o São Paulo. Lá fez 611 jogos e conquistou muitos títulos, a exemplo do Campeonato Brasileiro de 1978.

Na preparação para a Copa de 1974, foi convocado no lugar de um goleiro contundido. Em 1975, fez a primeira partida pela Seleção. Esteve em campo em 27 oportunidades e sofreu 17 gols. Em 1978 também foi à Copa e ficou na reserva de Leão. Em 1981, foi presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e lutou pela mudança nas estruturas dos campeonatos. Assumiu a titularidade do gol na seleção brasileira na Copa do Mundo da Espanha.

Deixou o São Paulo em 1984 e transferiu-se para o América-RJ. Um ano depois, voltou ao futebol paulista, dessa feita para o Guarani. Nos anos seguintes, passou pelo Corinthians, pela Portuguesa e pela Ponte Preta. Encerrou sua carreira de jogador no Santa Cruz – PE, em 1990. Atuou como treinador no São Bento de Sorocaba e na Inter de Limeira, passando por diversos outros clubes de pequeno porte.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 11.11.2011

  SumarioWaldirPeres.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; os jogos de futebol da infância, na cidade de Lácio, interior paulista; a mudança para a cidade de Garça e a entrada no Paulistinha, time de futebol de várzea; a relação dos pais com o futebol.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O início no futebol; a participação no time amador do Bangu, que representava a cidade de Garça no campeonato de amadores; a entrada no time profissional do Garça; o primeiro contrato profissional; lembranças de Gylmar dos Santos Neves, goleiro campeão do mundo em 58 e 62.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A transferência para a Associação Atlética Ponte Preta; a ascensão como titular no time da Garça; testes para o time do Guarani Futebol Clube e do Santos Futebol Clube; convite para ir treinar na Ponte Preta; assinatura do contrato com a Ponte Preta.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A afirmação como titular na Ponte Preta; a adaptação à cidade de Campinas; as primeiras oportunidades como titular; o início do campeonato paulista de 72 e a entrada no time principal; a rotina de treinamento para goleiros da Ponte.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A ida para o São Paulo; jogo entre Ponte Preta e São Paulo que culminou na compra de seu passe pelo time da capital; o início como reserva; a atuação como titular nos jogos finais do campeonato brasileiro de 1974 e o reconhecimento pela seleção brasileira.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A convocação para a Copa do Mundo de 1974; a inclusão na lista dos 22 convocados para a seleção brasileira pouco antes do início da Copa; empolgação em conhecer jogadores que haviam sido campeões em 70; a preparação para a Copa.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A Copa do Mundo de 1974; a primeira fase da Copa; a divisão entre cariocas e paulistas dentro da seleção; a derrota brasileira para a Holanda; o estilo de jogar inovador da seleção holandesa; a disputa do terceiro lugar entre Brasil e Polônia.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A época no São Paulo; a disputa da final da Taça Libertadores de 1974; a conquista do campeonato paulista de 1975; a disputa nos pênaltis na final do campeonato paulista.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A vida na cidade de São Paulo; a melhor condição financeira após alcançar status de jogador de seleção brasileira; a moradia na concentração do São Paulo.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O campeonato brasileiro de 1977; a perda da posição de titular devido às diversas convocações para a seleção brasileira; o retorno ao time principal na reta final do campeonato brasileiro; a conquista do campeonato brasileiro sobre o Clube Atlético Mineiro.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Copa do Mundo de 1978; o grupo renovado da seleção brasileira; a primeira fase da Copa; a eliminação do Brasil devido à vitória da Argentina sobre o Peru; o momento político delicado da Argentina; a conquista do terceiro lugar pela seleção brasileira; a participação no sindicato dos atletas.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A preparação para a Copa do Mundo de 1982; mudanças na comissão técnica da seleção; a convocação para a disputa do Mundialito de 1980; as eliminatórias da Copa de 82; a excursão para a Europa em 1981.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A Copa do Mundo de 1982, primeira parte; o primeiro jogo da Copa, entre Brasil e União Soviética; o jogo contra a Escócia e a imposição do futebol brasileiro sobre as outras seleções; o ambiente favorável da seleção.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A Copa do Mundo de 1982, segunda parte; a segunda fase da Copa; vitória brasileira sobre a Argentina; a derrota inesperada para a Itália; a decepção com a eliminação da Copa; o alto nível técnico da seleção brasileira de 82.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Saída do São Paulo; a posição de liderança dentro do time; saída do clube após a chegada de Otacílio Pires de Camargo, o Cilinho, como técnico; ida para o América Football Club; transferência para o Guarani Futebol Clube.
 
Clique para assistir
16º Bloco
A passagem pelo Sport Club Corinthians Paulista; ida para o clube por intermédio do treinador Rubens Minelli; a recuperação do time no campeonato estadual; diferenças entre o São Paulo e o Corinthians; saída do clube.
 
Clique para assistir
17º Bloco
O fim da carreira; passagem rápida pela Associação Portuguesa de Desportos; ida para o Santa Cruz Futebol Clube; a única expulsão da carreira; a boa relação com o ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus; a decisão em parar de jogar; a breve experiência como treinador.
 
Clique para assistir
18º Bloco
A relação com o futebol atualmente; as seleções brasileiras depois de 1982; a nova concepção de goleiros nos dias de hoje; análise dos goleiros brasileiros em atuação; o trabalho como comentarista esportivo.
 
Clique para assistir
19º Bloco
Defesas marcantes e a Copa de 2014; expectativas sobre a seleção brasileira em 2014.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoWaldirPeres.pdf

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede