A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  SEBASTIÃO MIRANDA DA SILVA FILHO (Mirandinha)
Sebastião Miranda

Nasceu no dia 26 de fevereiro de 1952, na cidade de Bebedouro, São Paulo. Ainda criança, mudou-se para São José do Rio Preto e iniciou-se no futebol no América local, aos dezesseis anos de idade. Em 1970 foi comprado pelo Corinthians. No time alvinegro fez 162 partidas e marcou 50 gols, era um dos principais jogadores da equipe até ser vendido para o São Paulo em 1973. No clube paulistano, viveu sua melhor fase: marcou 12 gols em 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro de 1973, sendo vice-artilheiro da temporada. O atacante recebeu o troféu Bola de Prata, da revista Placar. Em seguida, foi convocado à Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo da Alemanha, em 1974. Após a Copa, em um jogo pelo São Paulo, sofreu uma fratura dupla na tíbia e na fíbula. A grave contusão o afastou por dois anos dos gramados. Realizou sete cirurgias, duas delas com enxertos ósseos. Em 1977, voltou ao futebol. Um ano depois, é campeão brasileiro pelo São Paulo. Transfere-se para os EUA, onde joga por dois anos. Em 1980, vai para o México e faz uma temporada. Em seguida retorna ao Brasil e passa por diversos clubes: Altético Goianiense, Taubaté-SP, ABC-RN, Guaratinguetá – SP, Douradense – MS, União Mogi – SP, Saad – SP e Independente de Limeira – SP. Encerra a carreira no Ginásio Pinhalense – SP. Em 1995, formou-se em Educação Física e desde então atua como técnico de futebol.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 01.12.2011

  SumarioSebastiaoMiranda.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
A atuação do pai como jogador de futebol na região do interior paulista; a família; os clubes de futebol da juventude.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O início no América Futebol Clube, de São José do Rio Preto-SP; os jogos pelo América contra os principais times de São Paulo; a participação no time da seleção paulista.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O primeiro contrato profissional com o Sport Club Corinthians Paulista; o esquema de jogo da época; a rotina de treinamento; o momento de crise do Corinthians; lembranças da Copa do Mundo de 1970; excursões com o time do Corinthians.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A ida para o São Paulo Futebol Clube; a fratura na perna em 1974; o ambiente no São Paulo.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A afirmação como titular no São Paulo; o contato com outros jogadores; o treinador do São Paulo na época, José Poy.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A convocação para a Copa do Mundo de 1974; o bom ambiente dentro da seleção; a decepção após a eliminação da Copa.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O receio de atentados terroristas durante a Copa; os jogos da Copa; a derrota para a Holanda; a pressão sobre a seleção brasileira devido ao seu favoritismo; a derrota para a Polônia na disputa pelo terceiro lugar.
 
Clique para assistir
8º Bloco
O bom proveito da Copa do Mundo, apesar da derrota; a disputa da Copa Libertadores de 1974, pelo São Paulo; a grave fratura na perna no jogo contra o America –SP; o apoio do São Paulo durante sua recuperação; o retorno ao futebol após dois anos sem jogar e a conquista do campeonato brasileiro de 1978, pelo tricolor paulista.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A transferência para o Tampa Bay, time dos Estados Unidos; a mudança com a família para os EUA; a relação com os outros jogadores; episódio de tensão racial que sua mulher vivenciou quando estavam no estado do Tenessse; a passagem pela Universidad Antónoma de Nuevo León, os Tigres, clube do México.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A decisão de não ir jogar no Chile devido aos tremores de terra recorrentes no país; a ida para o Atlético Clube Goianiense; a escolha dos filhos em também seguir a carreira futebolística; a Copa de 1978, que ocorreu enquanto ainda estava nos EUA; a Copa de 1982.
 
Clique para assistir
11º Bloco
O relacionamento com as torcidas dos clubes por qual passou; a experiência de morar em Goiânia e posteriormente em Taubaté; os clubes do final da carreira; a administração financeira dos seus ganhos como jogador.
 
Clique para assistir
12º Bloco
O convite para ser treinador das categorias de base do Corinthians; o período da democracia corinthiana; o estilo como treinador; clubes marcantes em sua atuação como técnico.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A formação em Educação Física; a importância da integridade de comportamento para um técnico; o acompanhamento do futebol atual; expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoSebastiaoMiranda.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede