A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  MARINHO CHAGAS
Marinho Chagas

Marinho Francisco das Chagas nasceu em Natal (RN), no dia 08 de fevereiro de 1952. Caçula de uma família de nove irmãos, foi “descoberto” em 1967 por um sargento. Este o levou para o Riachuelo Atlético Clube, uma equipe da Marinha. Dois anos mais tarde, foi comprado pelo ABC, um dos principais clubes do estado potiguar. Em 1970, transferiu-se para o Náutico, de Pernambuco.

Em 1972, foi para o Botafogo, clube carioca que o projetaria no cenário esportivo nacional. Estreou contra o Santos de Pelé no Maracanã. No ano seguinte, foi convocado para a Seleção pela primeira vez. Destacou-se em sua posição pois atuava de uma forma diferente: era lateral-esquerdo, porém destro; era defensor, porém avançava e apoiava o ataque. Foi convocado para a Copa do Mundo da Alemanha e firmou-se como titular na seleção. Pela equipe nacional, fez 28 partidas e marcou 4 gols.

Ao longo de sua carreira, recebeu premiações individuais (Bola de Prata, Melhor lateral-esquerdo da Copa de 1974, entre outros) e chamou a atenção pela personalidade irreverente. Em 1977, transferiu-se para o Fluminense e no ano seguinte foi jogar no Cosmos – NY (EUA). Em 1981, retornou ao Brasil para atuar pelo São Paulo, entre outros times. Em 1988, deixou os gramados. Trabalhou como treinador nos EUA, na Líbia e em Malta. Foi também comentarista de TV em Natal, cidade onde reside na atualidade.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 12.01.2012

  SumarioMarinhoChagas

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; o time de futebol da Base Naval de Natal; o despertar pelo interesse em futebol; a estreia no futebol; jogo entre o ABC Futebol Clube e o Palmeiras; o esquema tático 4-3-3.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O convívio familiar; as origens da mãe e do pai; a educação em escola humilde; a satisfação em ter se destacado no futebol; lembranças dos avós; a disciplina rígida do pai; o carinho pelos pais.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Os jogos de futebol durante a juventude; as partidas perto do Rio Potengi; a tática para lidar com a bola num campo encharcado; a importância da educação para as crianças.
 
Clique para assistir
4º Bloco
As dinâmicas familiares dentro do futebol; o perigo do envolvimento paterno na carreira do filho jogador; a forma de lidar com o sucesso repentino da carreira.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O início no futebol; a entrada no clube do Riachuelo por intermédio de um tenente da Marinha; a posição de lateral-esquerdo; a habilidade de chutar com as duas pernas, mesmo sendo destro; a profissionalização e a mudança para a concentração do ABC; a reação dos pais à decisão de ser jogador profissional.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Lembranças das Copas de 1962 e 1966 ; o acompanhamento da Copa de 62 pela tevê; a copa de 66 e a figura do jogador Eusébio da Silva Ferreira, de Portugal; a importância do futebol em termos de política externa.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A Copa do Mundo de 1970; recompensas financeiras dadas aos jogadores campeões do mundo; o comando de Mário Jorge Lobo Zagallo na seleção brasileira de 70; contato com João Baptista Figueiredo, presidente do Brasil durante o período do regime militar.
 
Clique para assistir
8º Bloco
O acerto com o Botafogo; jogo entre Náutico e Sport e encontro com o cantor Agnaldo Timóteo; convite de João Saldanha para jogar pelo Botafogo.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A estreia na seleção brasileira; o torneio Carranza de 72, na Espanha; jogo entre o Botafogo e o Santos; a primeira convocação para a seleção; atrito entre os jogadores da seleção e a imprensa durante os amistosos antes da Copa de 74; o Manifesto de Glasgow.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A Copa de 1974; a posição como reserva no início da Copa; a disputa do terceiro lugar, entre Brasil e Polônia; a discussão com Emerson Leão após o final da partida; a eleição de João Havelange como presidente da Fedération Internationale de Football Association (FIFA); a dificuldade em fazer gol dentro da pequena área.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Jogos pela seleção; mudanças dentro da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e os reflexos na seleção; jogo contra o Uruguai, na estreia de Arthur Antunes Coimbra, o Zico; a relação com o técnico Oswaldo Brandão; a goleada de 6 a 0 do Brasil sobre a Colômbia.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Adaptação à vida no Rio de Janeiro; o ambiente carioca da década de 70; o panorama musical carioca da época; o apoio da torcida do Botafogo.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A relação entre o futebol e o samba; o convívio com o grupo do Cacique de Ramos; o apartamento na praia de Botafogo.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A origem do apelido “Bruxo Louro”; os cuidados estéticos com o cabelo; a habilidade em bater faltas; os diversos gols feitos ao longo da carreira.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Táticas de jogo; o apelido de “a Bomba do Nordeste”; a forma adequada de chutar a bola em direção ao gol; o estilo pessoal.
 
Clique para assistir
16º Bloco
O prestígio dentro do Botafogo; o bom relacionamento com os torcedores; a inclusão da seleção dos cem anos do Botafogo; o lançamento de uma camisa em sua homenagem.
 
Clique para assistir
17º Bloco
Inovações no estilo de jogar; o esquema tático da Holanda na Copa de 74; jogo entre o Duklas, de Praga, e o Fluminense, no torneio Teresa Herrera, na Espanha; os filhos.
 
Clique para assistir
18º Bloco
Saída do Fluminense; o início no clube; viagem para jogar contra a seleção da Nigéria com Edson Arantes do Nascimento, o Pelé; convite para ir jogar no New York Cosmos.
 
Clique para assistir
19º Bloco
A passagem pelo New York Cosmos; atrito com Paulo Ribeiro, diretor de futebol do Fluminense; acerto de contrato com o Cosmos; adaptação ao clube americano; o aprendizado da língua inglesa; transferência para o Los Angeles Heat e a priemria experiência como treinador.
 
Clique para assistir
20º Bloco
O início como treinador; mudança para o estado de Massachusetts; ida para El Paso, no Texas, para treinar um time local; o jogo de cinqueta anos de Pelé, em Milão.
 
Clique para assistir
21º Bloco
A seleção da Líbia; o ambiente do país; a atmosfera política da Líbia; saída da Líbia devido à brigas internas do país.
 
Clique para assistir
22º Bloco
O contato com a família; o falecimento do pai, enquanto ainda morava nos Estados Unidos; retorno ao Brasil para treinar o time do Alecrim, em Natal; breve passagem pelo Rio de Janeiro onde abriu um campo de treinamento de futebol em Nova Iguaçu; volta para Natal e a morte da mãe.
 
Clique para assistir
23º Bloco
Grandes laterais-esquerdos brasileiros; o respeito aos jogadores que atuaram pela selecão brasileira; apreço pelo comando de Mano Menezes na seleção.
 
Clique para assistir
24º Bloco
A Copa do Mundo de 2014; admiração pelo governo de Dilma Rousseff; os estádios da Copa; otimismo em relação à Copa de 2014; agradecimentos finais.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoMarinhoChagas.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede